Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como fazer e qual a importância do descarte correto de agulhas?

https://www.istockphoto.com/br/foto/yellow-medical-disposal-waste-box-syringe-needle-with-red-drop-on-the-tip-gm641111202-119442287

Embora o uso de agulhas seja bastante comum — seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências de pessoas diabéticas —, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.

Após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.

Além disso, estamos falando de objetos perfurocortantes e que podem causar ferimentos, então todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.

Maneiras de fazer o descarte correto de agulhas

Embalagem própria para essa finalidade

A primeira alternativa para realizar corretamente o descarte das seringas e agulhas é utilizar embalagens que são criadas especialmente para essa finalidade. Em alguns postos de saúde, essas embalagens são distribuídas gratuitamente.

Embalagem de vidro

Caso você não tenha as embalagens certas para o descarte adequado de agulhas e seringas, uma boa solução é utilizar potes ou garrafas de vidro, que isolam bem o material e impossibilitam contaminações.

Garrafas pet

A garrafa pet é outra excelente alternativa para fazer o descarte correto de perfurocortantes como agulhas. Por ter a estrutura rígida, este material também impossibilita o contato com os materiais descartados. Esta é uma solução interessante, pois também dá utilidade para a garrafa e evita que ela seja descartada apenas como lixo.

Onde descartar agulhas?

Vale lembrar que o descarte de agulhas jamais deve ser feito no lixo doméstico. Isso porque existem vários coletores que aproveitam os materiais recicláveis descartados pelas residências e comércios e, se uma agulha estiver no meio desses materiais comuns, o coletor poderá se machucar ou contaminar.

Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde que sabe como fazer o descarte apropriado desse tipo de material.