Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é economia verde

Ela está ligada ao planejamento econômico-ambiental, o qual incorpora os conceitos de insumos, processos e produtos ecológicos.

A economia verde é, essencialmente, uma economia cujo objetivo é criar um senso de unidade e igualdade social, mantendo em mente o impacto sobre o meio ambiente. Seus principais objetivos são defender esses valores, mantendo o crescimento econômico através do investimento em práticas ecosustentáveis. Isso é feito através de meios governamentais, como a legislação, a criação de políticas e do financiamento público e privado. Uma forte ênfase é colocada em ajudar as pessoas que dependem da natureza para ganhar a vida e que não têm outros recursos ou riqueza.

© Depositphotos.com / weerapat Planejamento econômico-ambiental

Existem várias escolas de pensamento sobre o que constitui uma economia verde, mas a maioria inclui uma abordagem holística em geral. Muitos outros movimentos ou ideologias, diversas vezes, são incluídos na definição de uma economia verde, em grande parte, dependendo de qual especial verde economista está fornecendo essa definição. Alguns dos temas mais comuns têm a ver com a justiça social, política e fontes de energias renováveis. O tema subjacente de todas as escolas de pensamento, no entanto, é a interação harmoniosa com a natureza e crescimento econômico.

Alguns economistas verdes se definem como sendo parte de outros ramos da economia, tais como a economia neoclássica ou marxistas. Esses tipicamente substituem uma definição ou classificação tradicional para uma mais orientada para a natureza. Um exemplo seria a lista da natureza como parte do proletariado que, na economia marxista, é explorada para uso e para fornecer valor para a comunidade econômica global. A crença é que a economia verde é mais fácil de implementar, se ela já faz parte de um estabelecimento de ensino de pensamento.

O principal desafio na definição e racionalização de uma economia verde é a falta de uma estrutura central e ideologia. Há muitas escolas de pensamento que, embora semelhantes, não concordam inteiramente sobre como abordar o assunto. Outro desafio importante é a economia simples; muitas empresas necessitam de incentivos para investir em tendências econômicas verdes, uma vez que normalmente não tem um rendimento tão lucrativo como os investimentos econômicos tradicionais. Alguns países, como a Alemanha e os Estados Unidos da América, já aprovaram uma legislação que inclui esses incentivos, mas o crescimento é lento.

Outro ponto dos desafios na criação de uma economia verde é a legislação que passa em algumas arenas de conflitos. Isto é visto principalmente no comércio internacional, como diferentes países e organizações, como a Organização das Nações Unidas, têm escrito políticas que entram em conflito com as regras de alguma forma da organização de outro país ou, ainda, tornando as iniciativas difíceis de implementar. Apesar do fato de o conceito formal de uma economia verde já existir há várias décadas, ela ainda enfrenta muitos desafios para ser plenamente realizada e definida.