Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda a importância do ciclo do carbono no Brasil

www.istockphoto.com/br/vetor/carbon-cycle-gm586726364-100721927

O ciclo de carbono acontece constantemente, na mesma medida em que as plantas absorvem o gás carbônico que é liberado pelos seres. Esse gás carbônico absorvido é sintetizado e utilizado nos processos de fotossíntese, sendo devolvido para o meio ambiente na mesma velocidade, em forma de oxigênio.

Em outras palavras, o ciclo de carbono é o processo de transformação do gás carbônico (quinto elemento mais abundante do Planeta) em oxigênio. Além disso, o carbono também está presente em outras partes, como na atmosfera. Dessa forma, o ciclo de carbono acontece também nos oceanos e no interior da Terra, em dois tipos de ciclos: o de longa duração e o rápido.

No ciclo de longa duração, o carbono passa pelo processo de sedimentação e de compressão, realizado pelas placas tectônicas. Este ciclo também é conhecido como biogeoquímico, enquanto que o ciclo rápido — que é referente às transformações de gás carbônico em oxigênio — é chamado de ciclo biológico.

Como acontece o ciclo de carbono

O ciclo de carbono começa quando as plantas e vegetais existentes na Terra absorvem o gás carbônico presente na atmosfera. Esse gás carbônico é utilizado como alimento por essas plantas ou vegetais. Ou seja: metade do gás carbônico absorvido é transformada em glicose, que serve de alimento para os vegetais, enquanto o restante é devolvido à atmosfera em forma de oxigênio.

O que isso significa? Significa que quando os seres humanos e animais ingerem algum vegetal, o que eles estão ingerindo, na verdade, é a glicose presente nessas plantas, isto é, a mesma glicose que foi transformada do gás carbônico. Assim, quando uma pessoa ingere essa glicose, o gás carbônico que foi utilizado no processo, é naturalmente liberado novamente na atmosfera, por meio da respiração.

E assim, acontece tudo de novo, desde o início.

Qual a importância do ciclo do carbono no Brasil?

Como vimos, uma das funções do ciclo de carbono é a liberação do oxigênio. Esse único fator já é de grande importância para o País, que se encontra com elevados níveis de poluição e uma liberação cada vez maior de carbono.

Além disso, o ciclo de carbono também garante a sobrevivência das espécies vegetais, que servem também como alimento a animais e seres humanos. Para ter uma ideia, basta imaginar o que aconteceria se o ciclo de carbono deixasse de existir: a princípio, as taxas de carbono na atmosfera — que já são extremamente altas — seriam ainda maiores, extinguindo o oxigênio e impossibilitando a sobrevivência dos animais e dos seres humanos.

A contaminação dos rios e lagos também aumentaria, já que uma taxa de gás carbônico tão elevada faria com que a água também fosse afetada. Por fim, as próprias espécies vegetais, que usam o gás carbônico para produzir a fotossíntese, não dariam conta de sintetizar uma quantidade tão grande de gás carbônico e acabariam entrando em extinção.