Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como funciona um projeto de horta comunitária

Cada vez mais populares em grandes centros urbanos, as hortas comunitárias podem ser uma solução prática e barata para melhorar a qualidade de alimentação nas cidades. Em Berlim (Alemanha), praticamente todos os espaços estão sendo revisitados e reaproveitados: terrenos baldios, aeroportos desativados, terraços e até telhados estão servindo de espaço para as hortas.

Nesse tipo de plantação, é possível cultivar hortaliças e vegetais como alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba, cenoura, entre muitos outros. Em sua maioria, o cultivo destes legumes e vegetais baseia-se nos princípios de agricultura orgânica, fator que não só viabiliza o projeto a todos como também contribui para a qualidade do alimento.

Para as administrações municipais, investir nas hortas comunitárias pode representar uma vantagem considerável no que diz respeito à limpeza de terrenos e bairros. Essas hortas também podem criar oportunidades de trabalho e integração social, uma vez que são desenvolvidas justamente a partir da troca de conhecimentos e trabalho em equipe.

Como montar uma horta comunitária

Existem diversas formas para mobilizar uma família, uma rua ou um bairro na construção de hortas comunitárias. O primeiro passo está na conscientização das pessoas sobre a importância do projeto e os benefícios que a horta pode trazer a todos.

Em seguida, é necessário encontrar um espaço para abrigar a horta. O Ideal é que o local seja ensolarado, plano e com fácil acesso de água. Para deixar o projeto mais sustentável, a dica é investir em compostagem orgânica e caseira, dispensando os adubos industriais.