Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça 3 tipos de vidros que não são recicláveis

https://www.istockphoto.com/br/foto/fabricante-de-vidro-gm509118539-45761206

Por mais que o vidro seja um dos materiais com melhor aproveitamento de reciclagem, há muitos tipos de vidro que não são recicláveis — em geral, são aqueles compostos por diversas substâncias diferentes ou fabricados com técnicas próprias, o que torna o processo de reciclagem muito trabalhoso ou até impossível de ser realizado.

Existem, sim, algumas tecnologias que conseguem reciclar esses vidros, mas elas ainda estão em desenvolvimento e não são realizadas nos sistemas de coleta usuais. A maioria das empresas não se interessa em realizar esse procedimento, pois ele ainda não é vantajoso economicamente.

Vale destacar que, embora a separação do lixo e reciclagem sejam ações essenciais para a preservação do meio ambiente de modo geral, a importância da reciclagem do vidro merece destaque especial já que este material apresente um período de decomposição que dura em torno de 5 mil anos. Justamente por isso, é essencial ficar atento ao tipo de vidro que você está separando para ter certeza de que ele realmente pode ser reciclado.

Tipos de vidro que não são recicláveis

Vidros temperados

Os vidros temperados costumam ser usados em utensílios de cozinha e em janelas, boxes e móveis. Sua utilização em todos esses casos é justificada por se tratar de um vidro bem mais resistente do que o comum. Eles até podem ser reciclados, mas seu resultado costuma ser de baixa qualidade, e isso faz com que ninguém queira investir neles.

Espelhos

Espelhos possuem uma lâmina traseira composta de alumínio, estanho e plástico. Na hora de reciclar, não dá para separar esses compostos do vidro, e isso torna a reciclagem não eficiente.

Vidros de automóveis

O problema principal com a composição dos vidros usados nos automóveis é a resina plástica. Da mesma forma que acontece com os espelhos, é muito difícil separar esse material do vidro em si.

Outros vidros que não são recicláveis por conta de sua composição são os cristais (usados em taças), os reflexivos (comuns em vidros de prédios) e os tubos de monitores (daqueles antigos e grandes).

O que fazer com os vidros não recicláveis?

É preciso abrir algumas aspas quando falamos de “não recicláveis”. A verdade é que, a grosso modo, todos os vidros podem passar por um processo de reciclagem. Entretanto, alguns deles podem exigir uma tecnologia mais recente e avançada, que é cara demais para a maioria das instituições e empresas que lidam com isso. Por isso, o mais complicado com esse tipo de vidro é encontrar alguém que possa e se interesse por reciclá-los.