Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda a importância da separação e reciclagem de lixo doméstico

www.flickr.com/photos/revjim/4348730572

Antigamente, a lata de lixo era o único meio verdadeiro de se livrar dos resíduos doméstico. Esse método de eliminação fazia com que todo o material descartado fosse parar no mesmo lugar: em lixões, aterros sanitários ou aterros controlados, onde se acumulavam cada vez mais e mais, prejudicando o solo e os lençóis freáticos.

Com o objetivo de minimizar os impactos associados ao descarte de lixo, o interesse pela coleta seletiva aumentou significativamente nos últimos anos e, hoje, as pessoas têm à sua disposição diversas maneiras de jogar fora o de lixo orgânico e inorgânico.

A reciclagem é um dos mais importantes métodos de recolha de resíduos domésticos, uma vez que ela faz com que materiais feitos de vidro, papel, plástico e metal possam ser utilizados outras vezes. Esse é um processo que reduz o consumo de recursos naturais e retarda a expansão dos aterros.

Muitas empresas e estabelecimentos fornecem recipientes especiais para a coleta de materiais recicláveis ​​que serão descartados. Com um pouco de dedicação e cuidado, é possível contribuir para que seu lixo seja reaproveitado de maneira a preservar a natureza.

Para quem se preocupa em reduzir a quantidade de lixo, vale a pena sempre considerar se o item que será descartado não pode ter um uso diferente dentro da sua própria casa. Papelão, por exemplo, pode ser um excelente brinquedo para as crianças fazerem castelos e fortes, além de servir como material para proteger o solo e até mesmo uma paleta de pintura.

Garrafas de vidro, por sua vez, podem se transformar em vasos, enquanto a destruição de papel pode conceder aos usuários inteligentes confetes durante o carnaval ou rascunhos para o dia a dia. Restos de comida podem ser colocados em pilhas de compostagem urbana, onde são transformados em adubo natural para seu jardim.