Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Isopor é reciclável? Saiba como deve ser feito o descarte de isopor

www.flickr.com/photos/complexify/3409801088

O poliestireno expandido, popularmente conhecido como isopor, é um produto sintético proveniente do petróleo e que não contém artigos tóxicos ou perigosos para o meio ambiente. Sua produção é totalmente isenta de CFCs, e seu componente básico é o ar.

Apesar de ser considerado atóxico e não ser prejudicial ao meio ambiente, o isopor é um material que demora bastante tempo para se decompor, ocupa um grande volume nos aterros sanitários e é repetidamente produzido em larga escala: estima-se que cerca de 60 mil toneladas a cada ano. Por isso, é necessário ficar atento à correta eliminação e tratamento do isopor.

Embora poucas pessoas saibam disso, o isopor é um tipo de plástico, e é totalmente reciclável. No processo, ele passa por uma limpeza e, em seguida, por maquinário que retira o gás presente em seu interior. O material é, então, triturado, derretido e granulado, voltando a ser matéria-prima que pode ser aplicada na produção de caixas, solas de sapato e clipes.

A reciclagem de isopor, entretanto, enfrenta diversos problemas de viabilidade econômica. Isso porque o material é 95% composto de ar, o que o torna bastante leve, volumoso e barato. Por conta dessas características — que resultam em transporte dificultado e pouco retorno financeiro —, esse não é um produto considerado prioridade para catadores de lixo e cooperativas.