Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

www.istockphoto.com/br/foto/m%C3%A3os-segurando-uma-planta-jovem-e-atenciosa-gm482711528-70169541

De acordo com a resolução CONAMA 306/2002, “meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Podemos dizer, ainda, que o meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, envolvendo todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra e afetam os ecossistemas e a vida em geral.

Com este conceito em mente, é possível compreender melhor as preocupações relacionadas às questões ambientais — que vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes para a sociedade, uma vez que o futuro da humanidade depende diretamente da relação estabelecida entre a natureza e o uso dos recursos naturais.

Para solucionar essas questões, diversos encontros, medidas de conscientização, leis e até tratados mundiais têm sido estabelecidos nos últimos anos. O objetivo dessas ações é encontrar melhores formas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos individuais, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos. A tecnologia empregada nesses processos evoluiu rapidamente e, como consequência, a geração de resíduos e os métodos de gerenciamento e reciclagem de resíduos aumentaram.

Os processos de logística reversa são essenciais para a preservação do meio ambiente. Para que este procedimento seja realizado, toda a sociedade e empresas precisa estar consciente e engajada na questão da preservação ambiental. É necessário, portanto, educar os cidadãos para que eles ajam de maneira responsável, conservando o ambiente.

A Dinâmica Ambiental atua no ramo de engenharia reversa, e tem como compromisso realizar a descaracterização e destinação correta de todos os tipos de aerossóis e diversos produtos inservíveis de forma segura, responsável e inovadora.