Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Startup do Quênia transforma resíduos plásticos em material de construção

O material é mais resistente que o concreto, porém preserva a leveza do plástico. 

Nzambi Matee é uma engenheira de materiais de 29 anos que conseguiu desenvolver um revestimento feito a partir de plástico reciclado, mais resistente que o concreto. A criação rendeu a ela e à sua equipe o prêmio Jovens Campeões da Terra, do Programa Ambiental das Nações Unidas.

A sua empresa, Gjenge Makers, utiliza resíduos plásticos que não podem mais ser processados e nem reciclados. Com este material, são produzidos cerca de 1000 a 1500 tijolos por dia na fábrica em Nairobi, Quênia.

O resíduo plástico é inicialmente misturado à areia em uma máquina em temperaturas extremamente altas, agindo como um aglutinante. Em seguida, a pasta misturada é comprimida na próxima máquina, onde ganha a forma de tijolo, tornando-se um material extremamente forte e durável.


Pavimentação feita com o piso de plástico reciclado | Foto: Gjenge Makers

Além disso, em comparação com os tijolos normais, os da startup queniana são mais leves, o que facilita muito tanto o transporte como a instalação. A equipe reciclou 20 toneladas de plástico desde 2017 e criou 120 empregos em Nairóbi. Além disso, os tijolos Gjenge também são uma das opções mais acessíveis do mercado. Eles custam aproximadamente US$ 7,70 por metro quadrado.

De acordo com a startup, a resistência do material é comprovada. As peças de 60 mm são fortes o suficiente para serem usadas em estacionamentos e estradas, enquanto as mais leves, de 30 mm, podem ser usadas em áreas residenciais e calçadas.

A equipe também tem ainda o objetivo de expandir as suas vendas para outros países africanos e, finalmente, abrir-se para o mundo.

Confira mais detalhes neste vídeo: