Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba como funciona um aterro controlado

O aterro controlado foi desenvolvido como um tipo de “solução rápida”, cujo objetivo é tentar auxiliar a gestão da imensa quantidade de resíduos gerados nas cidades, resíduos esses que a maioria dos municípios não têm capacidade de gerenciar ou tratar, diga-se de passagem.

Flickr.com/prefeiturasetelagoas O aterro controlado é uma tentativa de transformar os lixões em aterros sanitários.

Mas o que é um aterro controlado?

O aterro controlado pode ser compreendido como sendo uma “solução intermediária” entre o aterro sanitário e o lixão. É, na verdade, uma tentativa de tentar transformar os lixões em aterros sanitários.

Para construção de um aterro controlado procura-se, primeiramente, isolar uma área de um antigo lixão. Esse isolamento é feito com uma cobertura impermeável de manta plástica.

Vale ressaltar que esse isolamento com a cobertura impermeável de manta plástica é feito para se evitar que a água das chuvas transporte ainda mais chorume para os

lençóis freáticos, contaminando-os.  O próximo passo na construção de um aterro controlado é a criação de uma cobertura de terra com grama, cobertura essa que evita que animais potencialmente transmissores de doenças sejam atraídos.

Nesse local ainda são construídas chaminés para liberação de gases, ao mesmo tempo em que se tenta captar o chorume por meio de bombeamento, evitando seu total escoamento para os lençóis freáticos.

Nos aterros controlados o biogás é queimado, assim como uma parte do chorume capturado por bombeamento é recolhido para a superfície.

Um triste fator dos aterros controlados no Brasil é que, muitos deles, quando não bem construídos, levando em consideração todas as normas técnicas, acabam por se tornar novos lixões sem quaisquer fiscalizações ou plano de recuperação.