Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que fazer quando as lentes de contato chegam ao fim?

No Brasil, estima-se que mais de dois milhões de pessoas usem lentes de contato, mas ainda não existe uma coleta seletiva especializada para este resíduo. Se este é o seu caso, veja como proceder:

Quem usa lentes de contato sabe que elas precisam ser substituídas regularmente. E quando chega o momento de descartá-las, algumas pessoas se perguntam como fazer isso sem prejudicar o meio ambiente.

Por serem feitas de uma mistura de diversos tipos de polímero – como acrílico, fluorcarbono, silicone e hidroxietil metacrilato – esse material é de difícil inserção no mercado da reciclagem. Por isso, descartá-las no lixo reciclável não é a melhor opção (pelo menos aqui no Brasil).

A solução, pelo menos por enquanto, é descartar esse material no lixo orgânico, nunca no vaso sanitário ou na pia. Ao jogar as lentes na rede de esgoto, elas até podem se desintegrar por conta do contato com a água, mas não vão se degradar. Isso significa que as partículas continuarão íntegras nos rios e oceanos, trazendo prejuízos a pequenos peixes e plânctons, que podem confundir estes microplásticos com alimentos.

O pesquisador do Centro de Engenharia Ambiental em Saúde do Instituto Biodesign Universidade do Estado do Arizona (ASU), Rolf Halden, fez uma pesquisa para descobrir qual o impacto que as lentes de contato causam no meio ambiente, quando descartadas em pias e vasos sanitários. Levando em conta os dados levantados pelos consumidores dos Estados Unidos, o pesquisador concluiu que este resíduo pode contribuir para o acúmulo de 20 mil quilos de lixo por ano.

Programa de coleta

No Brasil ainda não existe um programa específico para a coleta de lentes de contato. Já nos Estados Unidos a fabricante de lentes Bausch & Lomb se uniu à Terracycle, empresa de soluções para resíduos de difícil reciclabilidade, para oferecer um programa de reciclagem de lentes de contato. O programa One by One aceita qualquer tipo de lente e todo o material coletado tem os seus componentes separados. A partir disso, tanto as embalagens como as lentes em si são derretidas e transformadas em outros produtos plásticos.

Na Austrália também existe um programa de coleta semelhante, que transforma as lentes de contato usadas em canteiros e bancos de parques, além de também arrecadar dinheiro para uma instituição de saúde ocular.

Desde julho de 2017, os australianos contribuíram para evitar que mais de um milhão de resíduos de lentes de contato fossem parar nos aterros sanitários ou nas redes de esgoto, além de também apoiar a Optometry Giving Sight, que realiza projetos de atendimento oftalmológico a indivíduos que vivem em comunidades carentes em todo o mundo. Para cada quilo de resíduo de lentes de contato enviado para a Terracycle, a Bausch + Lomb doa 1 dólar para o projeto social.