Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Consumo e meio ambiente: entenda essa relação em 3 atos surpreendentes

As preocupações com a degradação do meio ambiente têm vindo à tona e, com as indicações sobre a gravidade do problema, tornou-se mais evidente. Muitas vezes, é difícil de vincular aspectos específicos da produção de negócios para o efeito real que eles têm sobre o meio ambiente. As grandes economias são frequentemente julgadas por estatísticas relacionadas ao consumo – como o produto interno bruto, ou PIB – e os líderes ambientais tentam julgar suas preocupações de forma semelhante.

© Depositphotos.com / SSilver Consumo e meio ambiente são intimamente ligados e precisam ser tratados com atenção especial.

Entretanto, é preciso ter em mente de que o ato de consumir não pode ser encarado como um problema, simplesmente pelo fato de que o consumo é necessário à vida e à sobrevivência de toda e qualquer espécie. O ideal é que haja a consciência daquilo que se está fazendo ou comprando, uma vez que a natureza é a principal prejudicada quando se trata de consumismo.

Confira 3 atos simples que são ligados ao consumo e meio ambiente:

– Para respirar precisamos consumir ar;

– Para que nosso corpo fique hidratado, devemos beber água;

– O desenvolvimento saudável no nosso processo de crescimento está intimamente ligado ao consumo de alimentos (carnes, frutas, legumes, verduras, etc).

Mas isso não acontece apenas com os homens, pois o mesmo acontece com outras espécies que habitam a Terra conosco. Basicamente, tratam-se de atos extremamente naturais que sempre existiram e que precisamos para nos mantermos vivos e saudáveis.

Não há como negar que a relação de consumo e o meio ambiente está diretamente ligado ao desenvolvimento da sociedade, tornando-se, assim, um grande problema mundial, quando não há conscientização por parte da população. As consequências para a natureza podem ser terríveis ou até mesmo irreversíveis. Para que os impactos sejam menores, mudar alguns hábitos de consumo fará uma grande diferença ao planeta.

Todos nós devemos buscar estratégias, ou até mesmo instituir políticas, que possibilitem as mudanças em padrões sustentáveis de consumo, como uma forma de preservar o meio ambiente, ainda mais quando se trata do uso de produtos biodegradáveis ou recicláveis. Lembre-se que todos nós temos a obrigação de manter o meio ambiente equilibrado, uma vez que dependemos diretamente dele para sobreviver.