Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda a importância de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais

https://www.istockphoto.com/br/foto/jovem-engenheiro-planos-um-trabalhar-com-um-colaborador-gm508034686-85021723

Não é de hoje que o Brasil apresenta elevados índices de descarte de resíduos sólidos industriais. O caso mais recente, causado pela empresa Samarco na cidade de Mariana (MG), gerou um prejuízo de mais de R$ 1 bilhões para o município e mais 34 cidades próximas ao ocorrido, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente do estado.

Infelizmente, este não é um caso isolado: em todo o território brasileiro, diversas empresas realizam o descarte de resíduos de forma precária e incorreta, causando problemas ambientais, sociais e financeiros.

Grande parte desses transtornos poderia ser evitada se as empresas adotassem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais responsável por não apenas orientar as organizações a descartar os resíduos de forma correta, mas por garantir que esses materiais sejam tratados de maneira adequada.

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais: o que é?

Um plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um modelo de gestão que direciona profissionais e equipes dentro da empresa a tratarem e destinarem todo resíduo sólido produzido da maneira correta e de acordo com seus aspectos.

Esses planos são um mapa para que uma empresa saiba o que fazer com seus dejetos e encaminhe esses resíduos para o destino certo. Seja uma fonte de reciclagem, uma indústria de compostagem ou um biodigestor, elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais é uma forma de administrar esses resíduos com um propósito específico.

Etapas do processo de gerenciamento de resíduos industriais

O plano, para ser bem aproveitado, é dividido em oito etapas. Cada uma apresenta um diagnóstico preciso, mas que pode ser personalizado de acordo com a situação de cada empresa. São elas:

  • Elaboração do plano: consiste na montagem do gerenciamento em si;
  • Elaboração da Ficha de Emergência: dentro da regulação 420 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as empresas precisam enviar uma ficha de emergência em um envelope que autentica a empresa como formuladora do plano e que está apta a expedir o processo;
  • Licenciamento ambiental e DRTP: para transportar a carga dos resíduos, a empresa precisa emitir o licenciamento ambiental e obter a Declaração de Transporte de Resíduos Perigosos (DRTP);
  • Segregação em pontos de geração: a organização vai separar cada tipo de resíduo segundo as especificações descritas pela ABNT;
  • Armazenagem: os resíduos são guardados segundo sua natureza, seu destino e grau de periculosidade;
  • Registro de movimentação: é necessária a atualização dos registros dos resíduos. Tipo, quantidade e encaminhamento são alguns desses detalhes a serem informados e atualizados;
  • Coleta: os materiais são recolhidos por motoristas especializados no transporte de resíduos sólidos. Para isso, eles precisam ter feito o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP);
  • Destino final: é o objetivo no qual o plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais oferece e requer que seja cumprido. O material pode ser reciclado, reutilizado ou mesmo destruído.

A princípio, as oito etapas são essenciais para que o plano funcione adequadamente. Mas as empresas podem adotar outras ações para aperfeiçoar o programa.