Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é lixo especial e a importância do descarte correto deste tipo de material

https://www.istockphoto.com/br/foto/lixeira-de-bateria-gm657570574-119851615

É chamado de lixo especial todo material que, por conta de suas características, não pode ser descartado junto com o lixo tradicional ou com os materiais recicláveis. Em geral, esses resíduos precisam receber tratamento diferenciado para que seu descarte não prejudique drasticamente o meio ambiente.

Restos de materiais da construção civil, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, embalagens de agrotóxicos e produtos em aerossol são alguns exemplos de resíduos que são considerados lixos especiais.

Qual a destinação correta do lixo especial?

O Brasil não possui uma coleta dedicada especialmente a esse tipo de resíduo e, de acordo com a lei de número 12.305, não cabe ao Governo dar um destino correto a esses materiais. De acordo com a legislação, esta é uma responsabilidade da indústria que fabrica os produtos que geram lixo especial.

O grande problema disso é que, muitas vezes, o descarte correto depende da colaboração do consumidor — que precisa devolver os materiais aos estabelecimentos de origem para que seja feito o correto tratamento do lixo.

No caso de empresas que lidam com restos de materiais de construção ou embalagens de agrotóxicos, o processo é relativamente simples, pois depende apenas da empresa. Porém, quando há consumidores envolvidos, o descarte de lixo especial ainda gera muitos transtornos, uma vez que a população ainda não desenvolveu o hábito de se preocupar com a destinação de lâmpadas, pilhas, baterias.

A importância do descarte correto do lixo especial

A ideia não é dar mais trabalho para a população, mas evitar que o lixo especial venha a contaminar o solo e os lençóis freáticos. Essa é a razão pela qual as empresas que produzem esse tipo de material se comprometeram a recolhê-lo de volta e dar um destino correto.

O fato é que, mesmo após usadas, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes ainda contam com restos de compostos químicos que são altamente poluentes e contaminantes. Isso sem contar a existência de componentes perigosos como o mercúrio e o chumbo.

Sendo assim é importante sempre se informar sobre o descarte correto de materiais que não são considerados recicláveis ou lixo orgânico. Separe pilhas, baterias e lâmpadas e verifique se sua cidade conta com um ponto de coleta ou é possível devolver o produto ao local de compra, como no caso de supermercados.

A Dinâmica Ambiental é um exemplo de empresa que se dedica especialmente a evitar que o lixo especial acabe nos lugares errados. Especializada em engenharia reversa e gerenciamento de resíduos especiais, a empresa segue os mais rígidos padrões de segurança ao lidar com produtos especiais e inservíveis, garantindo que os resíduos recebam o tratamento adequado.