Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Inversão térmica, ilhas de calor e outros problemas ambientais urbanos

Conheça alguns dos fenômenos climáticos que estão presentes, muitas das vezes, nas grandes cidades e que podem prejudicar a saúde da população:

Flickr.com/Gonmi A ilha de calor é um fenômeno comum em cidades com grande concentração de áreas asfaltadas.

Ilha de calor

A ilha de calor acontece basicamente nas cidades grandes cidades que são bastante urbanizadas, ou seja, aquelas que possuem alta concentração de asfalto e concreto. O que acontece é que a grande existência desses elementos proporciona uma concentração maior de calor, de forma que a temperatura média local torna-se mais elevada.

Outro fator que também contribui para a elevação da temperatura é a escassez de árvores e plantas. Aliás, justamente pela área rural possuir mais vegetação que a urbana é que a temperatura local de lá é mais amena se comparada com a das cidades.

Portanto, plantar mais árvores, preservar as que já existem e diminuir e controlar a emissão de gases poluentes provenientes tanto dos automóveis quanto das indústrias, por exemplo, são maneiras de evitar a formação deste fenômeno climático nas cidades.

Em relação à poluição, ela diminui a umidade relativa do ar, o que faz com que achemos que está mais calor do que o real.

Em resumo, as ilhas de calor podem ocasionar problemas respiratórios á população graças à concentração de gases tóxicos.

São Paulo, Pequim, Nova Iorque, Rio de Janeiro são algumas das cidades que são consideradas ilha de calor.

Inversão térmica

Esse outro fenômeno climático tem como característica a inversão das camadas de ar frias e quentes – a camada fria (mais densa) em baixo, a quente em cima (menos densa) e outra fria no topo, sendo que o normal é a camada quente embaixo, seguida pela fria e no topo a mais fria.

Em termos gerais a inversão térmica ocorre graças ao rápido aquecimento e resfriamento da superfície. Vale mencionar que esse cenário tem como fator agravante a grande emissão de poluentes.

A questão é que nos locais onde ocorre a inversão térmica, os poluentes ficam retidos na camada fria, não conseguindo, portanto, sair pela camada quente. Esse cenário afeta a saúde da população, pois pode ocasionar doenças respiratórias.

Uma das soluções para evitar a presença desse fenômeno climático é a diminuição da poluição.

Outros problemas ambientais urbanos são: Efeito estufa, chuva ácida, poluição sonora, visual dos rios, do solo e etc.