Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

As principais causas do desmatamento no mundo

www.flickr.com/photos/dusantos_bh/3277144223
www.flickr.com/photos/ana_cotta/3073864851

Destruição da biodiversidade, extinção de comunidades indígenas, processos de erosão e empobrecimento dos solos, enchentes e assoreamentos de rios, alterações climáticas, desertificação, proliferação de pragas e doenças, desequilíbrio ambiental e da cadeia alimentar. Estas são algumas das consequências ocasionadas pelo processo de desmatamento.

Dano ambiental observado desde os primeiros agrupamentos sedentários do homem, o desmatamento está relacionado às condições básicas de desenvolvimento social. Isso porque o uso de terras para a extração de matéria-prima e o cultivo agropecuário sempre estiveram presentes no processo de ocupação humana. Porém, desde a industrialização destes processos, o rápido e violento avanço do desmatamento tornou-se uma grande ameaça ao meio ambiente e ao próprio bem-estar da humanidade.

Confira abaixo algumas das principais causas do desmatamento no mundo:

Atividades pecuárias

Segundo dados de 2011 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a produção de carne em larga escala representa cerca de 62,2% do total dos 720 km de área desmatada na Floresta Amazônica. De forma geral, quase todos os principais biomas terrestres estão sendo afetados por este tipo de atividade econômica.

Agronegócio

Semelhante ao cenário apresentado acima, a agricultura em escala comercial, principalmente a monocultura, é responsável pelo desmatamento e empobrecimento de enormes áreas do solo. Sua prática desmedida compromete não só a qualidade do solo, como também pode causar a desertificação de florestas e alterações climáticas.

Uma prática bastante comum para preparar o solo rapidamente para a agropecuária é a queimada da vegetação, o que pode danificar todas as propriedades do solo e contribuir para a extinção de toda a biodiversidade da área. Dependendo do clima, as queimadas podem atingir grandes áreas por meio dos fortes ventos.

Mineração e extração de madeira

Além de apresentar um histórico negativo de exploração do trabalho, a mineração representa grande perigo ao meio ambiente. Grandes extensões de terra são removidas em função da busca por minérios e seu transporte. Em relação à exploração da madeira, a situação tem um agravante: para cada árvore derrubada, observa-se o aumento de CO2 na atmosfera, fato que contribui para o gradual efeito estufa.

Crescimento urbano desmedido

Planejamento urbano e planejamento social são conceitos essenciais para construir ou transformar megalópoles em cidades sustentáveis. A ocupação de áreas de mananciais e reservas naturais e a falta de planejamento são problemas enfrentados por quase todos os grandes centros urbanos mundiais. Nestes aglomerados, é comum observar a mudança climática e doenças respiratórias.

Óleo de palma

Matéria-prima muito utilizada nas indústrias alimentícia e cosmética, o óleo de palma ainda é um excelente biocombustível. Por estas características, a extração desmedida de sua planta é muito comum em países em desenvolvimento. Além disso, a emissão de gás carbônico gerado da extração e decomposição da planta chega a ser dez vezes maior se comparada ao índice de emissão do óleo diesel. Diversas campanhas e organizações ambientais já levantaram a bandeira contra esta prática.