Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as melhores fontes de energia limpa?

Muito se fala hoje em dia sobre a importância em adotar as energias limpas, porém, este termo ainda não é bem compreendido por muitas pessoas. Para explicar de uma forma simples, esse tipo de energia não polui o ar ou a água com nenhum de seus resíduos ou subprodutos. Diferentemente da energia gerada por carvão, por exemplo, que é considerada “suja” devido à poluição causada pela sua queima.

A crise do aquecimento global se deve, em grande parte, por emissões poluentes de combustíveis fósseis usados ​​em fábricas, para abastecer residências, empresas e veículos. E a única maneira de reverter esses problemas, de acordo com os cientistas, é mudando a forma de gerar energia para os modelos mais limpos e renováveis, o quanto antes.

À medida que a população mundial aumenta, cresce também a demanda por energia para abastecer nossas casas, empresas e comunidades. A inovação e a expansão de fontes renováveis ​​de energia são essenciais para manter um nível sustentável de energia e proteger nosso planeta das mudanças climáticas.

Confira abaixo uma explicação sobre cada uma dessas energias:

Energia eólica

Essa energia é gerada a partir do vento, que faz girar as pás de uma turbina. Esse movimento gira um eixo de transmissão que, por sua vez, ativa um gerador elétrico que produz a energia. No Brasil, os principais estados produtores de energia eólica são: Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão e Paraíba.

Energia solar

A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta. No último dia 29 de agosto o governo brasileiro inaugurou uma usina de energia fotovoltaica em Goiás. O empreendimento pertence ao Grupo diRoma e é formado por 26 projetos de geração distribuída localizados no município de Caldas Novas (GO) e soma uma potência instalada de 5,6 MWp, capaz de atende o equivalente a 4.265 famílias.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 3.900 usinas solares, de geração centralizada, em operação em todo o País. Já na Geração Distribuída, o Brasil possui mais de 280 mil usinas, com cerca 3.600 MW de potência instalada. Desse montante, 198 MW referem-se a 12.252 usinas localizadas no estado de Goiás, das quais 43% (5.290) foram conectadas na rede de janeiro a meados de agosto deste ano.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é o tipo de energia renovável mais comum. Estatísticas da Agência Internacional de Energia, divulgadas em 2017, relatam que a energia hidrelétrica representa 17% da produção total de eletricidade do mundo, sendo a China o maior produtor mundia.

Ao contrário dos painéis solares e das turbinas eólicas, os sistemas hidrelétricos oferecem modulação, ou seja, eles podem produzir mais ou menos energia, conforme a necessidade. Os custos para a sua implementação são muito altos, porém, após instalada a energia é relativamente barata.