Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como o lixo orgânico pode ser reciclado

www.flickr.com/photos/stefan-szczelkun/11492901445/sizes/o/in/photostream

É possível reciclar alimentos, folhas e sementes? A resposta é sim e, inclusive, essa prática de reciclagem de lixo orgânico está sendo cada vez mais utilizada.

A produção de energia (biogás) é um exemplo de processo de reciclagem onde esse tipo de lixo pode ser utilizado, uma vez que sua decomposição gera gás metano.

Outra possibilidade é a compostagem. Ela transforma o lixo orgânico em adubo o que é favorável tanto ao meio ambiente, uma vez que esse material não será despejado em aterros sanitários, quanto ao solo que será amparado por um material bastante nutritivo. O mais legal é que esse método pode ser feito em casa. Veja só como é fácil:

O que é necessário?

  • 2 recipientes (pode ser balde, bacia, pote… o que preferir)
  • Estilete

Como fazer?

O primeiro passo é escolher um dos recipientes para colocar o material orgânico. Feito isso, faça vários furinhos no fundo do reservatório, sempre variando de tamanho – é por eles que o chorume (líquido eliminado pela decomposição do material orgânico) sairá.

Pegue o outro recipiente para alocar o chorume, ele deve ficar embaixo do anterior. Mas é imprescindível que esse reservatório não fique em contado com o outro, pois caso isso aconteça, o chorume não conseguirá escorrer. Para tanto, procure algum objeto que possa ser colocado entre esses dois reservatórios.

Pique o material orgânico. Nessa etapa do processo colocaremos o lixo orgânico no primeiro recipiente, mas atenção: para que haja eficiência no procedimento, esse material deve ser colocado em camadas.

A primeira deve ser composta pela matéria seca, e a posterior, pela úmida e assim por diante. Uma dica é que a última camada, (a que ficará exposta) seja seca para evitar mau cheiro.

Caso não seja viável, opte por colocar cal virgem em cima. Aliás, outra dica é não tampar o recipiente para que o material não fique abafado.

Agora é esperar mais ou menos 15 dias sem mexer, se possível.

O tempo para o material formar adubo é de mais ou menos 2 ou 3 meses. Mas para ter certeza, existem algumas técnicas: a primeira é ver se a matéria está escura e a outra é perceber se tem cheiro de terra.

Agora que você já sabe como reciclar o lixo orgânico em casa, que tal tentar fazer a compostagem?