Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Cidade oferece transporte público gratuito a quem deixar de usar carro

Como forma de estimular a população a adotar meios de transporte mais sustentáveis, a cidade de Barcelona, ​​na Espanha, oferece um cartão que dá direito à gratuidade no transporte público aos moradores que deixarem de usar o carro para se locomoverem.

Com validade de três anos, o cartão é concedido a quem vender o próprio carro, principalmente os modelos mais antigos. A medida visa reduzir o número de veículos sem certificado ambiental em circulação na cidade – ou seja, os que mais emitem gases poluentes na atmosfera.

O cartão é de carácter pessoal e pode ser utilizado de forma ilimitada em toda a região metropolitana, ​​durante o período de validade. Para que sua eficácia não seja perdida, o titular não poderá adquirir veículos novos durante o período de utilização do passe livre. Nada mais justo, certo?

Para a cidade, os benefícios são muitos. É menos congestionamento, melhor qualidade do ar, menos poluição e, consequentemente, menos danos ao meio ambiente. Além disso, a saúde da população também é beneficiada.

A iniciativa tem se mostrado um sucesso. De acordo com a prefeitura, cerca de 12.000 bilhetes metropolitanos foram emitidos, o que significa que mais de dez mil carros e quase duas mil motocicletas foram retirados de circulação. Destes, 66% eram movidos a gasolina e 34% a diesel.

E se fosse aqui?

Diversas cidades brasileiras, como Recife e Fortaleza, vêm estudando as ideias e estratégias de Barcelona, com foco no planejamento para o pedestre, como referência para amenizar seus problemas de trânsito.

Mas, para isso, é preciso primeiro investir na melhoria da infraestrutura de calçadas, melhorar o estado de conservação dessas vias, aumentar a iluminação, desobstruí-las, respeitar as faixas livres, recuperar pisos e, especialmente, tratar da segurança do pedestre como estímulo ao caminhar. Ainda estamos bem longe… mas quem sabe um dia possamos viver por aqui uma realidade parecida, não é?

Fontes: Play Crazy Game | Recicla Sampa | Mobilize Brasil