Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça plantas repelentes que podem nos proteger de mosquitos

www.flickr.com/photos/clara_cardoso/3985461692

O clima úmido e quente costuma atrair visitantes indesejáveis para casa: os mosquitos. O uso de repelentes químicos, apesar de comum, é pouco sustentável e pode ocasionar alergias respiratórias e na pele, especialmente em bebês. Mas, então, como se manter longe desses insetos, sem oferecer risco ao ambiente ou à saúde? A resposta está nas plantas.

Para quem dispõe de um jardim ou um pequeno espaço disponível em casa, vale cultivar plantas com propriedades repelentes que, além de afastar mosquitos e outros insetos, embelezam o ambiente. Uma planta repelente bastante conhecida e procurada é a jasmim, conhecida pela aparência delicada e o aroma, que espanta insetos de maneira natural.

Outra flor ornamental que pode ser usada com esse propósito é o lírio-da-paz, que tem ação fungicida e é fácil de cuidar. Já a lavanda tem tripla função: bonita e perfumada, ela aromatiza o ambiente, decora e ajuda a espantar os mosquitos.

Possivelmente, a planta mais conhecida por sua propriedade repelente é a citronela — tanto que é um ingrediente bastante comum em produtos como velas e inseticidas. De odor eficaz contra borrachudos e pernilongos, pode ser cultivada tanto no jardim ou em vasos pequenos.

Quem gosta de temperos e chás pode unir o útil ao agradável, uma vez que as seguintes plantas também são repelentes: alecrim e manjericão são indicados contra os mosquitos, enquanto o hortelã afasta as formigas e a erva-cidreira evita a proliferação de micróbios.