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Lata de alumínio completa 30 anos. Entenda a importância deste resíduo na reciclagem

As latas de alumínio conquistaram os consumidores e se consolidaram como modelo de embalagem sustentável

Há 30 anos a primeira lata de alumínio para bebidas era lançada no Brasil. O produto foi apresentado em substituição às latas de aço, por serem mais leves e por não enferrujar – uma das principais reclamações dos consumidores.

A primeira lata de alumínio chegou ao mercado brasileiro em outubro de 1989. O primeiro produto lançado no país com este material foi a cerveja, em novembro do mesmo ano.

Dez anos depois, em 1999, a indústria do alumínio atingia a marca de 10 bilhões de latas produzidas anualmente. Mais dez anos à frente, em 2009, as tecnologias permitiram que este material passasse a receber diversos outros tipos de bebidas, como café, vinho, suco de frutas etc.

O alumínio permite a criação de embalagens diferenciadas e modernas, devido à sua leveza e resistência. Além disso, apresenta muitas vantagens, que incluem: a redução do custo do transporte (diminuindo a pegada de carbono dos produtos), a facilidade em gelar as bebidas mais rápido e até a economia de espaço nos pontos de vendas, resultando em mais vantagens para os varejistas.

Reciclagem é o ponto alto

Um dos destaques neste setor é, sem dúvida, a reciclagem. Por ser um material 100% reciclável, a lata de alumínio se tornou sinônimo de consumo consciente e exerce um importante papel para a consolidação de um modelo de negócio sustentável no país.

A reciclagem de alumínio contribui para um menor impacto ambiental ao reduzir em 95% a emissão de gases e consumir apenas 5% de energia necessária para produção de alumínio a partir do minério. De acordo com dados da Abralatas e ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, o Brasil se mantém como um dos líderes mundiais na reciclagem de latas de alumínio com o alto índice de 97,3%.

Em 2011, o índice de reciclagem da lata de alumínio para bebidas bateu recorde, chegando a 98,3% de retorno e reaproveitamento do material. Em 60 dias, a latinha sai e retorna à gôndola do supermercado, passando pelo consumo, descarte, coleta, reciclagem e fabricação. Um resultado que firmou o Brasil na liderança mundial do índice pelo 11º ano consecutivo.

Assista o vídeo produzido pela Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio em parceria com a Novelis, que mostra a evolução do setor no Brasil: