Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Tijolo de concreto reciclado vira abrigo para abelhas

As pequenas cavidades do tijolo criam um local seguro para abelhas solitárias.

A empresa britânica Green&Blue criou um tijolo de concreto com cavidades embutidas que fornecem locais de nidificação (termo utilizado para o ninho criado por algumas espécies) seguros para abelhas solitárias.

Não há nada mais complicado do que a nossa relação com as abelhas. Nós as admiramos de longe e certamente desfrutamos do fruto de seu trabalho – como o mel, mas tudo pode mudar quando elas chegam muito perto. Quando elas decidem que as telhas da sua casa oferecem as condições perfeitas para construir sua colméia, ficamos receosos com o perigo de uma picada. Mas, isso não é válido.

As abelhas são algumas das cuidadoras mais importantes e trabalhadoras dos ecossistemas do nosso planeta. As abelhas solitárias são conhecidas por não serem agressivas, pois não têm colméia ou rainha para proteger, portanto, não picam ameaças. As abelhas solitárias são responsáveis por polinizar um terço da comida que comemos e são parte vital do ecossistema.

O objetivo principal da invenção é ajudar a proteger as abelhas, uma vez que a população dos insetos está diminuindo por causa da falta de habitat e do aquecimento global.

Como um tijolo serve como ninho?
Foto: Green&Blue

Criando um meio para que as abelhas solitárias tenham um local de nidificação (ou seja, de formação de um ninho) e para ajudar nossa população de abelhas que diminui a cada ano, a Green&Blue projetou o Bee Brick Bee House, um tijolo com pequenas aberturas feito de concreto 75% reciclado, é fechado na parte posterior e traz buracos de diferentes tamanhos onde os insetos podem deixar seus ovos, bloqueando a entrada com lama ou vegetação. Além de proteger a reprodução das abelhas, o tijolo também pode ser uma peça de design, decorada pela ação da natureza.

O estúdio de design Green&Blue, com sede na Cornuilha, dedica grande parte de seus projetos a iniciativas de vida selvagem e natureza – o Bee Brick Bee House (algo como “tijolo casa de abelha” na tradução livre) não é diferente. Projetado para jardineiros e entusiastas da vida selvagem, o Bee Brick Bee House pode ser integrado a qualquer jardim, abrigo de tijolos ou espaço ao livre onde as abelhas frequentam.

Como o Bee Brick Bee House é um tijolo de concreto funcional, ele pode ser integrado a qualquer estrutura de tijolos da mesma forma que um tijolo tradicional é usado para a construção.

Uma lei a favor das abelhas

Uma lei de planejamento introduzida na cidade de Brighton e Hove, na Inglaterra, exige que novos edifícios incluam tijolos especiais que forneçam ninhos para abelhas solitárias.
A política do Conselho de Brighton & Hove estipula que todos os novos edifícios acima de cinco metros devem incluir tijolos de abelha, bem como caixas de nidificação de pássaros adequadas. O objetivo é aumentar as oportunidades para a biodiversidade. A lei entrou em vigor em abril de 2020.

Sabemos que as abelhas são de extrema importância para o funcionamento do nosso ecossistema e é uma das espécies ameaçadas de extinção. Por isso, iniciativas que pensam no cuidado com essa espécie são muito importantes para nós e, claro, para elas.

Fontes: Yanko Design | Green & Blue | Dezeen