Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Cidades sustentáveis PV

Sem imagem.

Durante o ano, comemoramos diversas datas como o dia dos namorados, dia das mães, dia dos professores, entre outros. Mas e o dia Mundial do Urbanismo, você já celebrou?

A comemoração é feita no dia 8 de novembro com a realização de muitos eventos que têm em sua programação exposições, conferências, seminários, fóruns e outras atividades.

O intuito é proporcionar discussões a respeito do Urbanismo e temas associados a ele, o contexto urbano, por exemplo, em busca de condições agradáveis e adequadas de viver na cidade.

Além das atrações, o Dia Mundial do Urbanismo é representado pela seguinte simbologia: a imagem de um Sol, e ao fundo, um círculo dividido ao meio de forma horizontal, sendo que sua parte inferior é verde e faz menção à vegetação; e a superior é azul e representa o ar. Esta composição de elementos faz uma analogia entre a natureza e o urbano.

Além de comemorar esta data, muitas cidades no mundo fazem, cotidianamente, práticas sustentáveis.  Na verdade, foram feitas muitas adaptações em cada uma delas buscando atender as necessidades da população sem prejudicar o meio ambiente. A tecnologia também foi utilizada em prol desta causa.

A cidade de Curitiba, por exemplo, localizada no Paraná, é uma das cidades referência em sustentabilidade. Um dos motivos que garante a ela essa classificação é o fato do transporte público local ser de ótima qualidade e, consequentemente, ser a opção de transporte de 70% da população.

Além disso, a cidade realiza vários projetos relacionados à conservação da natureza e possui 51 metros de área verde por habitante.

A cidade de Reykjavik, localizada na Islândia, também colabora, e muito, com o meio ambiente. Ela é 100% abastecida por energia limpa e de baixo custo, isso porque há mais de 5 décadas ela desfruta de sua capacidade natural para gerar energia elétrica. Desta forma, entende-se porque a cidade não depende de combustíveis fósseis.

Outro ponto positivo da cidade é que muitos de seus veículos são movidos a hidrogênio.

A cidade mais populosa da Austrália, Sidney, também está fazendo sua parte para ajudar o meio ambiente. Aliás, ela é pioneira em práticas relacionadas à sustentabilidade.

Seu transporte não é movido a hidrogênio como Reykjavik, mas muitas pessoas já utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Todas essas iniciativas nos centros urbanos são extremamente positivas e promissoras para um futuro melhor. Além de proporcionar uma vida saudável à população, também deixam de prejudicar o meio ambiente para atender as necessidades do ser humano.

E agora, com o projeto do Pensamento Verde que tratará das cidades que realizam iniciativas em prol do meio ambiente, você conhecerá, a cada semana, as práticas sustentáveis de uma cidade, a qual pode atuar como modelo para tantas outras. Confira: https://bit.ly/1hmDoT5