Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça o processo de destinação final de resíduos da construção civil

https://www.istockphoto.com/br/foto/escavadeira-demolindo-quartel-gm486740932-72878363

A construção civil é um setor que se destaca como um dos principais responsáveis por movimentar capital no Brasil inteiro, além de levar ao desenvolvimento das metrópoles. Neste cenário, cresce também o volume de resíduos gerados ao longo das obras, o que levanta questões referentes ao correto descarte desses materiais e a destinação final mais adequada para o lixo proveniente da construção civil.

Por conta da quantidade de detritos produzidos pela construção civil, este é um assunto que passou a ser regulamentado por uma legislação especial. Até a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, o assunto era regulado por meio de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Graças ao estabelecimento de uma legislação nacional, aumentou-se o controle e a pressão sobre o ramo.

Responsabilidade sobre os resíduos de construção civil

A empreiteira que executa a obra é responsável por encaminhar os resíduos gerados da maneira apropriada. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a prefeitura encarrega-se apenas de 20 kg das sobras da construção civil, cabendo às grandes firmas a tarefa de dar um fim apropriado ao restante.

Segundo a NBR 10004, o lixo oriundo da construção civil é classificado como “não perigoso”, já que não representa risco de contaminação para as pessoas. Todavia, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) esclarece que essa categoria de resíduos sólidos pode comprometer o meio ambiente e a saúde da população, causando especialmente as famosas enchentes.

Etapas da gestão de resíduos da construção civil

Triagem

Para assegurar a destinação adequada dos resíduos da construção civil, é essencial que o canteiro de obras possua um espaço em que os materiais são separados e acondicionados. É fundamental que os trabalhadores sejam devidamente instruídos para realizar esta prática da maneira correta, de modo a contribuir para a qualidade dos restos que serão encaminhados para a coleta seletiva.

Coleta Seletiva

O lixo encaminhado para a coleta seletiva passa por um processo de trituração, que reduz os resíduos a frações de material sem significativo valor agregado. Conforme o tamanho da fração, os resíduos são divididos entre areia, brita, pedrisco e bica corrida, sendo revendido como matéria-prima secundaria para diversas indústrias.

Reciclagem

Após ter sido separado e triturado, os resíduos de obra podem ser utilizados para o preparo de artigos fundamentais para o próprio setor da construção civil, tais como britas, tijolos e blocos cimento. Ou seja, há um processo de reciclagem dos resíduos da construção civil. Além disso, os restos coletados podem ser processados para se tornarem fonte de energia nos próprios centros de reciclagem.