Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça a relação do ciclo do carbono e o efeito estufa

pt.depositphotos.com/33524085/stock-photo-aerial-view-of-forest-fire.html

Caracterizado pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície terrestre, o aquecimento global é um fenômeno que causa sérias alterações no planeta, tais como: furacões, secas, enchentes, extinção de diversas espécies de animais, derretimento das calotas polares, entre outras complicações graves.

O efeito estufa é apontado como um dos principais causadores do aquecimento global. Isso porque ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a utilização de determinados fertilizantes intensificam o efeito estufa — que, em níveis normais, é essencial para a vida terrestre —, causando desequilíbrios ambientais.

Um dos maiores vilões deste agravamento do efeito estufa é o dióxido de carbono, um gás gerado majoritariamente pelo ciclo do carbono, um processo de respiração em que as plantas absorvem carbono, incorporam suas moléculas e liberam dióxido de carbono na atmosfera. Parte do carbono absorvido é transferida para os animais que consomem as plantas que, por sua vez, também liberam o carbono assimilado na atmosfera.

O ciclo do carbono é muito importante para a vida das plantas e animais e a emissão do gás carbônico é considerada natural. Porém, a queima de combustíveis e materiais orgânicos também é responsável por gerar grandes quantidades de gás carbônico, causando os desequilíbrios ambientais associados ao agravamento do efeito estufa.