Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é aquecimento global

O assunto é muito debatido, pois gera sérios problemas ao planeta, como: enchentes, furações, secas, tempestades, etc.

Depositphotos/Mopic O efeito estufa provoca o aumento da temperatura no planeta.

O aquecimento global refere-se ao fato de que a atmosfera da Terra está aquecendo perto de sua superfície e está ficando mais quente. É importante frisar que o termo não implica em uma causa. A comunidade científica acredita que as mudanças climáticas têm ocorrido ao longo da história da Terra e continuará a ocorrer no futuro. Algumas evidências ligam o aquecimento global à atividade solar. No entanto, há outras teorias também.

Uma teoria popular relaciona-se com o “efeito estufa”. Os gases que compõem a atmosfera são análogos às de uma estufa, em que eles permitem que a luz solar passe, em seguida, funciona como uma espécie de armadilha de muito calor. Este fenômeno ocorre naturalmente e mantém a superfície da Terra mais quente do que seria de outra forma. Compostos humanos produzidos e liberados regularmente na atmosfera nos últimos anos “engrossam a parede do efeito estufa” para além dos níveis que ocorrem naturalmente. Quando isto acontece, muito menos calor escapa, deixando a temperatura subir, então isso é chamado de efeito estufa.

Enquanto a comunidade científica aceita o aquecimento global como um dado, o efeito estufa é mais controverso. Todos concordam que os compostos produzidos pelo homem, como o dióxido de carbono, o metano, os clorofluorcarbonetos (CFCs), e outros estão sendo liberados na atmosfera, mas alguns argumentam que não é claro como esses fatores contribuem para as mudanças de temperatura.

Outra questão distinta comumente associada com o aquecimento do efeito estufa e do aquecimento global é o ozônio. O ozônio é um gás que ocorre naturalmente na atmosfera mais baixa e que ajuda a reter o calor. A queima de fósseis combustíveis cria ainda mais ozônio, e é um dos componentes da poluição atmosférica. Como ozônio aumenta, o mesmo acontece com o calor, aumentando o efeito estufa.

Além disso, o ozônio tem um papel importante na atmosfera superior, onde ele protege a Terra da radiação ultravioleta mortal (UV). Infelizmente, CFC – o mesmo composto humano produzido, que atua como um gás de efeito estufa na atmosfera mais baixa – destrói o ozônio. Isso pode resultar buracos na nossa camada de ozônio superior como visto sobre a Antártida, onde as temperaturas frias, circulação atmosférica e outros fatores se combinam para “desenhar” esses buracos.

O aquecimento global e as questões que o rodeiam têm implicações de longo alcance e podem afetar significativamente a vida humana em muitos níveis (enchentes, furações, secas, etc.). Por esta razão, os cientistas querem saber por quanto tempo a Terra está aquecendo, a que taxa está aquecendo, e quais os fatores que estão causando isso. Estas respostas podem preparar melhor as pessoas para lidar com seus efeitos num futuro próximo.