Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O descarte correto de resíduos de laboratório e seu impacto no meio ambiente

https://www.istockphoto.com/br/foto/two-chemists-doing-some-tests-in-a-lab-gm659272146-120249095

Os resíduos químicos e materiais utilizados em laboratórios são alguns dos produtos que oferecem grande risco de contaminação para o meio ambiente. Isso porque, ao entrar em contato com a natureza, muitas dessas substâncias podem afetar os ecossistemas e formas de vida de maneira bem agressiva, causando diversos prejuízos e poluição.

Para evitar esses problemas, é fundamental que os resíduos químicos de laboratório sejam descartados de maneira cuidadosa e adequada, de modo a evitar e minimizar as chances de poluição do ambiente a contaminação dos seres vivos.

Impacto de resíduos de laboratórios no meio ambiente

Os cuidados necessários para o descarte correto de produtos e resíduos químicos originados de laboratórios são essenciais para a preservação ambiental, uma vez que o contato dessas substâncias com o meio ambiente pode afetar drasticamente a natureza.

Um dos principais riscos diz respeito à contaminação da fauna e da flora do local em que o material foi descartado incorretamente, uma vez que o contato de algumas substâncias com o solo pode causar o envenenamento das plantas e gerar a morte de toda a vegetação da região. Outro risco está ligado à contaminação da água, um problema que pode colocar a saúde de diversas pessoas em risco, além de proporcionar a contaminação de peixes e outros animais.

Como fazer o descarte correto de resíduos de laboratórios

Como já foi destacado, estar atento à maneira mais adequada de descartar os resíduos de laboratório é fundamental para evitar os riscos ambientais e as chances de contaminação de diversas espécies. O primeiro cuidado que deve ser levado em conta é a periodicidade, ou seja: deve haver um controle de quando e quais materiais serão descartados.

Outro cuidado importante é descartar os materiais sempre em suas embalagens originais, especialmente os resíduos líquidos, pois a maioria desses recipientes já foram confeccionados com materiais que não são corroídos pelo produto e com o propósito de impedir vazamentos. Além disso, a embalagem ajuda a identificar a substância, de modo a evitar que pessoas desavisadas entrem em contato com o produto.

Cabe aos laboratórios adotar as corretas práticas de manejo de resíduos, bem como capacitar e exigir que seus funcionários sigam normas de segurança específicas. O ideal é que as indústrias contratem uma empresa especializada em gestão de materiais especiais e produtos inservíveis, de modo a garantir um descarte seguro e apropriado dos resíduos laboratoriais.

A Dinâmica Ambiental oferece justamente este tipo de serviço, aplicando técnicas de engenharia reversa e realizando a correta gestão para cada tipo de substância e produto que precisa ser descartado por um laboratório. Entre em contato e conheça esse trabalho!