Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Mudanças climáticas são uma ameaça às florestas tropicais

Metade das espécies tropicais do mundo pode ter dificuldade em germinar até 2070 por causa do aquecimento global, prevê estudo de uma universidade da Austrália

As plantas tropicais, presentes em toda a faixa equatorial – que fica no entorno da linha do Equador e cobre 6% da superfície da Terra – estão em maior risco devido às mudanças climáticas. De acordo com pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, o aumento da temperatura nesta região, causado pelo aquecimento global, pode dificultar a germinação de muitas espécies nos próximos 50 anos.

O estudo analisou quase 10 mil registros de mais de 1300 espécies do banco de dados de germinação de sementes do Kew Gardens (The Royal Botanic Gardens) – localizado em Londres e que possui o maior acervo de plantas do mundo. A pesquisa, publicada na revista Global Ecology and Biogeography, foi a primeira a analisar o grande impacto das mudanças climáticas em um número tão grande de espécies de plantas em todo o planeta.

O principal autor e  pesquisador da UNSW, Alex Sentinella, disse que pesquisas anteriores identificaram que espécies animais que vivem próximas da faixa equatorial estariam em risco por conta das mudanças climáticas. “Como a mudança climática é um problema que afeta todo o planeta, queríamos compreender esses padrões em escala global e aproveitar para estudar as plantas em seu ambiente”, disse o pesquisador.

Germinação

Os pesquisadores examinaram os dados de germinação de sementes do  Millennium Seed Bank Partnership Data Warehouse, para quantificar os padrões globais de temperatura de germinação.

Eles analisaram 9737 registros de 1312 espécies de plantas de todos os continentes, exceto a Antártica, excluindo as culturas agrícolas. “As pesquisas com sementes são mais rápidas, pois existem muitos estudos sobre elas e, o mais importante, é que a germinação está diretamente relacionada à maneira como uma espécie sobreviverá, pois se a semente não germinar, a planta não viverá”, disse Sentinella.

O pesquisador conta que os dados foram coletados do banco de dados Kew Gardens, onde foram examinadas as faixas de temperatura que cada espécie seria capaz de suportar. Eles analisaram a temperatura média dos três meses mais quentes entre 1970 e 2000, e fizeram uma previsão para a temperatura em 2070. Com isso, conseguiram identificar que muitas plantas não germinariam a uma temperatura elevada.

“Os números são bastante chocantes. Identificamos que até 2070 mais de 20% das plantas tropicais enfrentarão temperaturas acima do seu limite, o que significa que não germinarão e, portanto, não poderão sobreviver”, disse o pesquisador.

Sentinella disse ainda que ficou surpreso ao descobrir que as mudanças climáticas podem ser uma ameaça a tantas espécies tropicais. “Mas a nossa descoberta mais inesperada foi a de que a hipótese frequentemente usada para animais – de que aqueles que vivem próximo ao Equador lutariam para sobreviver ao impacto das mudanças climáticas, porque possuem menor tolerância às altas temperaturas – não poderia ser a mesma para as plantas”, disse ele.

Com esta descoberta, os pesquisadores poderão encontrar meios para ajudar a conservar as espécies ameaçadas pelas mudanças climáticas. “Também esperamos que nossas descobertas fortaleçam ainda mais as pesquisas globais sobre os riscos causados pelas mudanças climáticas”, finaliza.