Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O papel das empresas na responsabilidade ambiental

pt.depositphotos.com/26981281/stock-photo-smiling-group-of-activists-piling-up-their-hands.html

Diminuição do efeito estufa, reaproveitamento de resíduos, uso consciente de recursos naturais, utilização de produtos de origem comprovada, reciclagem, etc. Você, com toda a certeza, se depara com muitos desses termos todos os dias.

Porém, há outro termo de igual importância e abrangência, estritamente ligado a esses termos que, nem sempre está tão em evidencia na mídia: a responsabilidade ambiental empresarial ou o papel das empresas na responsabilidade ambiental.

Podemos entender a responsabilidade ambiental de uma empresa por meio da forma como ela interage com o ambiente à sua volta, reunindo nesse parâmetro todos os processos produtivos que estão a ela relacionados.

A responsabilidade ambiental de uma empresa deve abranger seus clientes, fornecedores, colaboradores e funcionários. Sendo que, para que uma empresa consiga atuar de maneira ambientalmente responsável, todos os seus processos devem ser sempre prezados pelo lado ético, e todas as suas ações e práticas devem sempre respeitar o meio ambiente, de tal forma que os mercados onde essa empresa atue sejam sempre otimizados por meio de ações ambientais e sociais conscientes e positivas.

Ao mesmo tempo, uma empresa ambientalmente correta, que atue comprovadamente com responsabilidade ambiental, também tem o papel de fornecer melhorias para a qualidade de vida das pessoas.

Abrir canais para que sejam ouvidas as necessidades de funcionários, consumidores, sócios e comunidade e, principalmente, formular projetos e ações para que essas mesmas necessidades sejam supridas de uma maneira ambientalmente correta, estão entre as atitudes adotadas por empresas de responsabilidade ambiental comprovada.

Ao mesmo tempo, o papel das empresas ambientalmente responsáveis também compreende a incorporação de processos destinados à melhoria ambiental, como por exemplo, a priorização a materiais certificados e de origem comprovada, a diminuição na quantidade de emissões, a reformulação de processos e ciclos produtivos voltados à sustentabilidade, a promoção da reciclagem interna e externa, a realização periódica da compensação ambiental, a atuação junto a ONGs para a promoção de programas de coleta e de reciclagem de resíduos, a promoção da conscientização ambiental da população, etc.