Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que realmente significa ser uma empresa neutra em carbono?

Impulsionadas pela crise climática em curso e a pandemia da COVID-19, empresas em todo o mundo estão procurando reduzir seu impacto ambiental. Enquanto algumas renovam suas embalagens, outras recorrem a meios de produção mais limpos. Uma série de grandes companhias, incluindo Netflix e Brooks Running, também anunciaram planos para se tornarem “neutros em carbono” nos próximos anos.

Até mesmo o governo dos EUA está procurando se tornar neutro em carbono – o presidente Joe Biden já assinou uma ordem para fazer isso acontecer até 2050, por meio da transição para fontes de energia mais limpas, veículos elétricos e edifícios com eficiência energética.

O que significa neutralidade de carbono?

A neutralidade do carbono segue um caminho relativamente indireto no que significa “tornar-se verde”, o que não quer dizer necessariamente que a organização está reduzindo suas emissões de CO2. Na verdade, significa que a empresa está compensando a mesma quantidade de CO2 que está emitindo e contribuindo com o meio ambiente de outras formas – como doar recursos para uma instituição de caridade sustentável ou organizações ambientais locais.

Para alcançar a “neutralidade de carbono”, as empresas e organizações geralmente começam calculando seu impacto ambiental. Na sequência, a maioria segue o caminho de “investir em compensações de carbono” que basicamente é apoiar um projeto ambiental que visa reduzir as emissões de carbono em escala global.

Então, a neutralidade de carbono é boa?

Embora seja ótimo ver empresas e consumidores querendo se esforçar para reduzir seu impacto, a neutralidade de carbono não é o suficiente porque, na verdade, a redução das emissões é realmente o que interrompe substancialmente as mudanças climáticas.

Trocando em miúdos, não basta simplesmente dizer que são neutras em carbono; as empresas devem ser capazes de documentar e apresentar evidências. Por exemplo, trocar a energia fóssil pela energia renovável e apresentar dados que mostrem os impactos desta mudança.

Ou seja, para que a neutralidade de carbono faça a diferença, é crucial que as empresas tomem medidas adicionais para remover mais CO2 do que emitem. E, muitas vezes, essas organizações atribuem ao consumidor a responsabilidade de reduzir seu impacto – quando, na realidade, são elas que emitem mais gases de efeito estufa.

Esse é um conhecimento importante para sabermos que podemos (e devemos!) cobrar muitos mais das organizações. Embora apoiar as compensações de carbono seja ótimo, é importante que elas façam tudo o que puderem para reduzir as emissões para que, aí sim, possamos realmente olhar para um futuro mais verde.

Fonte: GreenMatters