Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Prazo para o cadastro de empresas para a destinação de resíduos encerra hoje

Termina nesta segunda o prazo para que todas as empresas geradoras de resíduos sólidos da cidade de São Paulo se cadastrem no CTR-e da Amlurb. Quem não realizar o cadastro até hoje, estará sujeito às penalidades previstas na legislação. Veja se você se enquadra.

Todas as empresas instaladas na capital paulista, independente do porte (ME, MEI, Eireli, etc.), ramo de atividade ou local de instalação, bem como condomínios ou edifícios empresariais, devem realizar o cadastro no CTR-e para informar se são grandes geradoras de resíduos ou não.

De acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), são consideradas grandes geradoras de resíduos as empresas que produzem mais de 200 litros de resíduos ao dia ou mais de 50 quilos de entulhos ou resíduos de construção. Estas deverão contratar uma empresa para a execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados.

As empresas que não se enquadram neste perfil, ou seja, as pequenas geradoras, podem continuar separando os resíduos produzidos em duas frações: secos (recicláveis) e úmido (rejeitos). Os resíduos devem ser colocados em sacos nas calçadas nos dias e horários estipulados para a coleta domiciliar na região.

Tecnologia para acompanhamento dos resíduos

O CTR-e é um sistema eletrônico criado pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) para fiscalizar todas as empresas cadastradas no sistema, sejam elas grandes ou pequenas geradoras de resíduos.

Ao realizar o cadastro, a empresa recebe um “QR Code”, que deve ser fixado em local visível no estabelecimento. Esta tecnologia permite que o caminho dos resíduos gerados naquele local seja rastreado, desde o container da empresa geradora, passando pela transportadora até a destinatária final. Com isso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb, terá todas as informações de como o resíduo é coletado, transportado e, por fim, destinado.

Até o momento, já foram realizados mais de 76 mil cadastros no sistema. A multa para quem não se adequar à nova determinação é de R$ 1.639,60. O cadastro é realizado de forma digital no endereço https://www.ctre.com.br/login.

Responsabilidade ambiental

É fundamental que os grandes geradores tenham consciência de sua responsabilidade com a destinação dos resíduos produzidos em suas atividades diárias.

Por isso, buscar uma empresa experiente e comprometida com as questões ambientais, é o primeiro passo para um descarte consciente. A Dinâmica Ambiental atua na área de engenharia reversa e é especializada em soluções para descaracterização e destinação correta de resíduos.

Recentemente a empresa foi reconhecida na categoria “Best for Environment”, na última edição da lista ‘B Corp Best for the World’ (Melhor Empresa B para o Mundo). Essa certificação mede todo o desempenho social e ambiental de uma empresa e, em um universo de aproximadamente 3 mil Corporações com Certificação B, em mais de 60 países, a Dinâmica Ambiental foi reconhecida pelo seu desempenho social, ambiental, transparência pública e responsabilidade jurídica.