Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba como fazer o descarte correto de resíduos químicos em laboratórios

https://www.istockphoto.com/br/foto/doctor-put-syringe-in-red-disposal-boxes-gm576931402-99177387

A quantidade de resíduos químicos gerados por laboratórios e processos industriais é gigantesca. Em muitos casos, essas substâncias precisam passar por procedimentos especiais de coleta, transporte e descarte, de modo a evitar que ofereçam riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

No caso dos laboratórios farmacêuticos, o manejo de medicamentos e resíduos saneantes é muito alto. Esses produtos podem oferecer um alto grau de periculosidade e, por isso, é indispensável que todos os funcionários que lidam com essas substâncias sigam normas de segurança específicas. O mesmo vale para a indústria de cosméticos, que também usa diversos tipos de produtos químicos em suas composições.

Se o momento da produção já exige muitos cuidados com a segurança, o descarte não poderia ser diferente. Nesse sentido, toda empresa e indústria que produz resíduos químicos tem a obrigação de dar a eles a destinação correta, de modo que suas atividades não ofereçam riscos à comunidade e nem afetem o meio ambiente de maneira negativa.

Quais as consequências do descarte incorreto de resíduos químicos?

O descarte incorreto de resíduos químicos em laboratórios agride a natureza por meio da contaminação do solo e da água. Como consequência, todos os seres vivos estão sujeitos a intoxicações graves, o que pode afetar o ecossistema e a sociedade como um todo. O tratamento correto dessas substâncias, portanto, é uma medida básica de segurança e sobrevivência.

Resíduos químicos: como fazer o descarte correto?

O grande problema enfrentado pela maioria das empresas consiste justamente na dificuldade em fazer um descarte adequado. Contratar uma empresa especializada em realizar este tipo de ação é a solução mais apropriada para a maioria dos casos, pois garante um serviço de qualidade e executado com segurança.

A Dinâmica Ambiental é um excelente exemplo de empresa que se dedica à gestão de produtos inservíveis e especiais, o que inclui as substâncias geradas pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Por meio da aplicação de técnicas de engenharia reversa, a Dinâmica oferece processos seguros para cada tipo de substância e produto que precisa ser descartado.

Todos esses processos de descarte de aerossóis foram elaborados de maneira sustentável e com métodos específicos para cada tipo de resíduo que precisa ser descartado por meio de uma gestão diferenciada. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!