Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que são fontes renováveis de energia

As energias renováveis ​​nada mais são do que fontes de energia que são naturais, contínuas e de grande porte. Aqui, podemos incluir a energia solar, a energia eólica, a energia da água, a energia geotérmica e certos biocombustíveis. A desvantagem das fontes renováveis ​​de energia é que elas geralmente requerem uma quantidade substancial de infraestrutura para se extrair energia apreciável. Por exemplo, a coleta de energia solar requer painéis solares caros. A energia eólica precisa da ajuda das turbinas eólicas, já a obtenção de energia a partir da água requer barragens, e assim por diante.

©Depositphotos.com/WDGPhoto Energia eólica

Hoje, a energia renovável é mal explorada. A maioria dos países recebe menos de 10% da sua energia a partir de fontes de energia renováveis. Os combustíveis fósseis são mais fáceis de encontrar, e que atualmente retornam mais energia por real investido em extraí-los. Alguns países, como a Islândia ea Noruega, obtêm o máximo de 99% de sua energia a partir de fontes de energia renováveis, mas isso acontece porque eles estão convenientemente localizados em áreas onde há atividade geotérmica abundante. Para outros países, a transição para as energias renováveis ​​irá exigir investimentos significativos e custos elevados.

Investimentos em energia renovável têm vindo a aumentar desde o movimento ambientalista dos anos 1960 e 70 e, mais recentemente, devido a preocupações renovadas sobre o aquecimento global e Pico do Petróleo. Os combustíveis fósseis poluem a terra, são limitados na natureza, e são controlados por Estados não democráticos na política em regiões voláteis. Usando nossas quantidades limitadas de energia de combustível fóssil para investir em uma infraestrutura de energia renovável parece ser uma decisão coletiva sábia para os seres humanos.

Em última instância, a fonte de energia renovável que vai oferecer a maior quantidade de energia é a solar. Há milhões de capital de risco e milhares de reais sendo investidos em startups que procuram aumentar a eficiência e reduzir o custo das células solares e o progresso está sendo feito, mesmo que aos poucos. Os fornos solares, que condensam os raios do sol em um foco de espelhos, usam o calor para ferver líquidos e ajudam a funcionar turbinas, além de serem ainda considerados mais eficientes em relação ao aproveitamento da energia solar do que os painéis solares convencionais.

As superfícies dos oceanos são em grande parte não utilizadas, e a vida marinha em certas partes do mar é muito escassa, tornando-os locais ideais para a implantação de painéis solares flutuantes que podem alimentar cidades do mundo inteiro. Eventualmente, vamos explorar os volumes gigantescos de espaço para criar painéis solares e energia em locais em que a energia elétrica ainda não foi alcançada.

Nesse meio tempo, podemos extrair quantidades apreciáveis ​​de energia de outras fontes renováveis, como a água e o vento. Por exemplo, a recém-concluída Barragem das Três Gargantas, na China, vai produzir 18 giga watts de potência contínua, quando todos os seus geradores estiverem instalados. Isso irá fornecer cerca de 3% da demanda nacional de eletricidade.