Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Cogumelo que come plástico pode evitar o desperdício desse resíduo

Os humanos produziram cerca de 9 bilhões de toneladas de plástico desde a década de 1950, apenas 9% das quais foram recicladas. O restante se acumulou em aterros ou no ambiente natural.

Para ajudar a aliviar a carga da natureza em meio a esta crise ambiental, pesquisadores do mundo todo vem procurando métodos alternativos para a redução do plástico e uma dessas soluções vem na forma de certas espécies de cogumelos com a capacidade de consumir poliuretano, um dos principais ingredientes dos plásticos.

Espécies comedoras de plástico

Os cogumelos, que tecnicamente se referem ao corpo de alguns fungos subterrâneos, são conhecidos por seu processo natural de decompor plantas mortas. Do material de construção ao biocombustível, o fato é que o potencial oculto desses fungos têm despertado a curiosidade de pesquisadores há muito tempo. E, considerando que existem 2 a 4 milhões de espécies de fungos por aí, as possibilidades são aparentemente infinitas.

Cientistas descobriram alguns cogumelos que comem plástico ao longo dos anos e, embora alguns sejam incrivelmente raros, outros podem ser encontrados no mercado local. Agora, eles acreditam que esses compostores naturais podem ser a chave para limpar nosso planeta.

Prazer, Pestalotiopsis microspora

Esse cogumelo raro da floresta amazônica pode crescer em poliuretano, um polímero comum em produtos plásticos, e usá-lo como sua única fonte de carbono. Ele pode viver em ambientes com ou sem oxigênio, se decompondo e digerindo o poliuretano antes de transformá-lo em matéria orgânica.

Em um experimento, cientistas notaram a decomposição do plástico pelo Pestalotiopsis microspora em apenas duas semanas – mais rápido do que o Aspergillus niger, o fungo conhecido por causar mofo preto prejudicial.

Experimentos curiosos (para não dizer esquisitos)

O laboratório de microbiologia da Universidade de Utrecht, na Holanda, desenvolveu um projeto usando o micélio (a parte vegetativa do cogumelo semelhante ao sistema de raiz de uma planta) de dois cogumelos comuns. Usando Pleurotus ostreatus, também conhecido como o cogumelo ostra, e Schizophyllum commune, o cogumelo de guelras, a equipe foi capaz de transformar o plástico em alimento de qualidade humana. Os cogumelos foram cultivados em vagens feitas de gelatina derivada de algas marinhas preenchidas com plásticos tratados com UV.

O mérito tem nome: micorremediação

A micorremediação é o processo natural que os fungos usam para degradar ou isolar contaminantes no meio ambiente. Pode ocorrer naturalmente ou ser introduzida deliberadamente para decompor diferentes tipos de poluentes ambientais. A micorremediação usa fungos em vez de bactérias, graças às enzimas que os cogumelos produzem naturalmente.

Esse recurso exclusivo dos cogumelos tem se mostrado uma ferramenta eficiente na remediação de resíduos, especialmente os agrícolas como pesticidas, herbicidas e cianotoxinas de uma forma econômica, ecológica e eficaz.

Embora o estudo não tenha avaliado as qualidades comestíveis dos fungos que degradam o plástico, certos tipos de cogumelos permanecem comestíveis mesmo depois de consumir o resíduo. No entanto, há quem diga que cogumelos que se alimentam de plástico às vezes podem absorver muito do poluente e, portanto, não podem ser consumidos.

Bem, isso é tema para outro artigo, mas, de toda forma, só a possibilidade de ter nos cogumelos um aliado no controle dos resíduos plásticos já é uma baita notícia!

Fonte: The Hugger