Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Indonésia divulga plano para impedir que toneladas de plástico entrem nos oceanos

Se o plano de ação for implementado, ele contribuirá para evitar que 16 milhões de toneladas de plástico vá parar nos oceanos da Indonésia e contribuirá para a geração de mais de 150 mil empregos

Uma comunidade formada por representantes dos setores público, privado e da sociedade civil da Indonésia lançou um plano de ação conjunto para combater a poluição plástica nos oceanos.

O documento divulgado pelo grupo, intitulado Radically Reducing Plastic Pollution in Indonesia: A Multistakeholder Action Plan (traduzido, Reduzindo radicalmente a poluição plástica na Indonésia: um plano de ação multissetorial), é uma espécie de guia que tem como objetivo reduzir em 70% a quantidade de resíduos plásticos (mal gerenciados) nas águas costeiras da Indonésia, até 2025.

Além disso, o documento mostra as estratégias para reduzir a poluição plástica para quase zero até 2040, através da transição para um modelo de economia circular de valorização dos plásticos.

O plano de ação

De acordo com o documento, existem dois caminhos possíveis para a Indonésia: um diz que se nada for feito a poluição plástica pode aumentar em um terço até 2025 e mais que o dobro em 2040. O outro é o Cenário de Mudança do Sistema, que indica uma série de transformações ambiciosas em toda a sociedade, incluindo estas principais intervenções:

  • Reduzir ou substituir o uso de plástico por outros materiais para evitar o consumo de mais de um milhão de toneladas de plástico por ano.
  • Aumentar a coleta de resíduos plásticos para mais de 80% até 2025;
  • Dobrar a capacidade atual de reciclagem até 2025;
  • Construir ou expandir instalações eficientes para o gerenciamento de resíduos;

Adotando essas práticas, a Indonésia conseguiria impedir a entrada de 16 milhões de toneladas de plástico em suas águas costeiras, além de reduzir 20 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano, gerando mais de 150 mil empregos, melhorando significativamente os resultados de saúde pública.

A Indonésia está entre as nações mais afetadas pela poluição plástica e pelo mal gerenciamento de seus resíduos. Atualmente, o país gera cerca de 6,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, um número que cresce 5% ao ano.

Este Plano de Ação representa um marco significativo no trabalho da National Plastic Action Partnership (NPAP) (em português, Parceria Nacional de Ação Plástica da Indonésia), a principal plataforma multissetorial do país que trabalha para definir uma abordagem unificada e eficaz no combate à poluição e aos resíduos plásticos.