Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Povo Yawanawá lança coleção de acessórios sustentáveis

Um relatório da ONU aponta uma forte conexão entre terras indígenas e a conservação de florestas na América Latina e Caribe. Atualmente, 45% das florestas intactas dessas regiões estão em locais ocupados por esses povos.

Ainda assim, o desmatamento da Amazônia tem avançado, aumentando 64% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nesse contexto, a marca britânica Bottletop se uniu aos Yawanawá, povo indígena que vive no Acre, para lançar uma coleção inédita de acessórios sustentáveis pela campanha global #TOGETHERBAND, movimento criado em prol dos 17 objetivos da ONU.

As peças são produzidas com sementes de açaí e pintadas à mão. Além disso, utilizam fios de plástico retirados do oceano e são fundidas com o metal Humanium, que é reaproveitado de armas de fogo ilegais apreendidas na América Central.

Foto: #TOGETHERBAND

Vale destacar que toda renda arrecadada com a venda dos acessórios é revertida para os Yawanawá e o projeto contempla a realização de workshops permanentes que oferecem treinamento e emprego sustentável a longo prazo para a comunidade.

“O fruto do açaí é muito especial para o nosso povo. Usamos as sementes para fazer jóias. Estamos fazendo uma parceria com a #TOGETHERBAND para criar a pulseira Yawa como um símbolo de esperança para o futuro da floresta e de nossa comunidade. Com esta pulseira, podemos preservar o patrimônio cultural e o artesanato de nossa comunidade. E fornecer um sustento para o nosso povo. Ajude-nos a proteger a mãe natureza. Ajude-nos a proteger a nossa casa”, diz Tashka Yawanawá, chefe dos Yawanawá.

As pulseiras podem ser encontradas nas cores natural, azul, preto, verde, vermelho e uma edição especial multicolorida com cada uma das 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Já os colares estão disponíveis nas cores natural, preto, além da edição especial multicolorida.

A parceria com a campanha #TOGETHERBAND acontece em um momento crítico, no qual os indígenas lutam contra a aprovação de projetos de lei que pretendem flexibilizar a exploração de recursos em suas terras.

Foto: #TOGETHERBAND

“Tive o privilégio de passar um tempo com a comunidade Yawanawá no Brasil e vi em primeira mão como eles cuidam e protegem a floresta tropical, mas precisam do nosso apoio para ajudar a amparar suas terras, que atualmente correm o risco de ser tiradas deles. Esta parceria não só possibilitará que a comunidade prospere e alcance os seus objetivos, mas permitirá que protejam os pulmões do planeta”, disse Cameron Saul, co-criador da #TOGETHERBAND.

Diante do atual aumento de desmatamento da Amazônia, capacitar as comunidades indígenas brasileiras para proteger os seus ecossistemas naturais e a biodiversidade é fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

Quer apoiar a iniciativa? A coleção de acessórios da BOTTLETOP para a #TOGETHERBAND custa a partir de R$150 e pode ser encontrada no e-commerce www.shop2gether.com.br.

Fontes: Projeto Colabora | Katia Velo | Fundo Brasil