Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Startup desenvolve couro vegano a partir de água de coco

A água de coco, além de ser uma das melhores bebidas para matar a sede nos dias quentes de verão, também vem sendo usada como base para o desenvolvimento de um couro alternativo

Uma startup com foco no desenvolvimento de produtos veganos, sediada na Índia, resolveu inovar completamente: eles desenvolveram um material que lembra o couro, mas é 100% vegano, produzido a partir de resíduos de água de coco descartados de uma fábrica em Kerala, na Índia.

Os designers de produto Susmith C. Suseelan e Zuzana Gombosova são os responsáveis pela startup de materiais vegan Made from Malai. Para chegar no material, feito a partir da água de coco, a dupla testou mais de 150 formulações.

O processo descoberto por eles primeiramente esteriliza a água de coco e depois a insere em uma cultura bacteriana. O produto passa por uma fermentação de 12 a 14 dias e então é refinado e misturado a outras fibras, como de banana, sisal e cânhamo. Com o material, que é resistente à água, a empresa produz bolsas, sapatos, carteiras e outros acessórios que são vendidos para os mercados da Europa, Índia e Estados Unidos.

Foto: Divulgação

A startup mantém contato com produtores locais de coco onde coleta a água que seria descartada para alimentar as bactérias da produção do couro. Uma pequena unidade de processamento de coco pode coletar cerca de 4 mil litros de água por dia, que podem ser usados ​​para fazer 320 metros quadrados de couro vegano.

Além de evitar a morte de animais, o processo consome menos recursos (como água e energia) para a produção, e não usa produtos químicos tóxicos em qualquer estágio de seu ciclo. Até mesmo os corantes usados para o tingimento são naturais. É válido ressaltar que o material é biodegradável e pode se decompor em até 150 dias.

Em fevereiro deste ano a startup venceu a segunda edição do Circular Design Challenge (Desafio do Design Circular), promovido por uma feira de modas muito famosa na Índia: a Lakme, realizada em Mumbai, capital financeira do país. O desafio foi criado há um ano para incentivar métodos inovadores de reciclagem de materiais.