Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Universidade de Boston investe em edifício carbono zero

Local abrigará um Centro de Ciências da Computação e Dados e será o primeiro prédio da cidade a contar com uma série de iniciativas ecológicas.

A cidade de Boston, nos Estados Unidos, está tomando uma série de iniciativas para se tornar neutra em carbono até o ano de 2050, com metas de redução de 25 até 2020 e 50% até 2030.

A Universidade de Boston também tem a meta de se tornar neutra em carbono até o ano de 2040. Por isso, eles já vêm trabalhando em construções totalmente sustentáveis, como o prédio do Centro de Ciências da Computação e Dados, projetado pela KPMB Architects. O prédio de 19 andares contará com uma série de iniciativas ecológicas que farão dele carbono zero.

A construção não possui nenhuma fonte de combustível fóssil, como por exemplo o gás natural ou o GLP (gás liquefeito de petróleo), muito comuns em prédios. Ao invés disso, o local contará com a energia geotérmica, gerada através de 31 poços (cada um com 500 metros de profundidade), que farão o controle térmico do prédio – aquecendo e resfriando – por meio de uma troca de calor. A energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra e é considerada uma das energias mais limpas dentre as energias renováveis disponíveis atualmente.

Soluções inteligentes

O edifício foi construído cerca de um metro e meio acima do solo, visando proteger contra um possível aumento do nível do mar ou transbordamento do rio Charles, que fica próximo ao campus.

As salas terão três camadas de vidro para manter o calor interno durante o inverno e na parte externa do edifício, persianas protegerão os ambientes do sol nos dias quentes de verão. Isso, juntamente com os sistemas de energia geotérmica e eólica – que serão adotados no prédio -, tornará o edifício mais eficiente em termos de energia.

A forma do prédio, que lembra uma pilha de livros deslocada, permite que cada andar tenha o seu terraço e telhado verde.

A obra está prevista para ser inaugurada em 2022. As disciplinas de Matemática, Ciência da Computação e Ciência de Dados (Data Science) ficarão concentradas nesta moderna e sustentável construção.

Fotos: Divulgação/KPMB