Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Impactos da energia geotérmica

Esse tipo de energia não está disponível em todos os lugares do planeta

Depositphotos.com/ A exploração da energia geotérmica exige estrutura e tecnologia de ponta.

 

A energia geotérmica é o tipo de energia utilizada por pouquíssimos países no mundo, com destaque para a Islândia, que recebe 17% de sua eletricidade a partir desse tipo de energia. Entretanto, o interesse em combustíveis alternativos aumenta com o passar dos anos, por isso é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada um deles para que os impactos sejam os menores possíveis.

Basicamente, a energia geotérmica não é estritamente renovável, como a eólica ou a hídrica. Suas inúmeras as vantagens ao usar esse tipo de energia, pois ela é uma fonte limpa, eficiente e duradoura. Como não existem combustíveis sendo queimados, considera-se uma fonte não poluente e que pode ser largamente utilizada no ambiente doméstico ou comercial.

Ela existe desde a criação do planeta, ficando abaixo da crosta terrestre, constituindo-se de rocha líquida, que também conhecido por magma. A crosta terrestre flutua nesse magma que, por inúmeras vezes, atinge a superfície da Terra através de uma fenda ou vulcão.

Há várias razões para que os consumidores optem pela energia geotérmica, mesmo porque as contas conseguem ser entre 30 e 70% mais baratas do que os sistemas de aquecimento padrão. Contudo, vale destacar o fato de que os sistemas podem ser caros para instalar, mas esse custo será tranquilamente recuperado em até cinco anos. E também, a vida útil do sistema é de até 50 anos, porém todo o cuidado é considerado pouco com a manutenção do mesmo.

Já as principais desvantagens são a renovabilidade e exigência de infraestrutura de ponta. Apesar de aparentemente simples, ambas as questões são fundamentais para o uso consciente da energia geotérmica. Por outro lado, ela não cria nenhum tipo de resíduo, o que é interessante para o meio ambiente.

É essencial ter em mente o fato de que ela é restrita, não está disponível em todos os lugares, o que acaba gerando uma grande dificuldade de implantação de novos projetos em certas localidades. Outro ponto que merece ser pontuado é que o processo emite gases sulfurosos, com odor extremamente desagradáveis, altamente corrosivos e muitos são nocivos à saúde humana.