Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aventura pelas Américas: da famosa Cambará à pacífica Punta Del Diablo

www.pensamentoverde.com.br/america-verde/cambara-da-siberia/
www.pensamentoverde.com.br/america-verde/os-vizinhos-sossegados-uruguai/

Uma das primeiras paradas na jornada de nosso viajante das Américas foi em Cambará, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina. A cidade abriga os parques nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral, que possuem um dos mais ricos ecossistemas do sul do país.

Os parques são heranças jesuítas, idealizados pelo Padre Balduíno Rambo, um botânico, escritor e professor universitário que, em 1959, lutou para proteger a área das madeireiras que devastavam as araucárias da região. Com mais de 30 mil hectares e diversos cânions para visitação, é um local que fascina pela beleza e diversidade.

O lugar ficou famoso depois de ter sido cenário de duas novelas da Globo – A casa das Sete Mulheres (2003) e Esplendor (2000) – e passou a receber muitos visitantes. Só em 2013, mais de 125 mil pessoas visitaram os parques.

Durante a visita, Fernando pôde acompanhar uma turma do curso de instrutores para o parque. Nele, o responsável pelo ICMBio (antigo IBAMA) contou um pouco sobre a história e sobre o dilema dos moradores originais, que nunca foram indenizados e por isso continuam morando dentro do parque, cultivando terra e criando gado.

As belezas da Costa Uruguaia

Após uma estrada reta de 250 Km desde o Rio Grande, o Parque Nacional de Santa Teresa dá as boas vindas ao nosso viajante em terras uruguaias. A tranquilidade e a beleza do lugar são grandes atrativos para os fãs de camping, trekking e para quem gosta do contato com a natureza.

Apesar de ser uma área militar, a visitação é permitida e gratuita – cobra-se uma taxa de 15 dólares somente para camping. Incrivelmente conservado, o local rendeu uma das mais belas vistas da viagem, segundo Fernando. Nos dias claros, é possível observar a costa brasileira até centos de quilômetros.

Próximo dali, o povoado de pescadores conhecido como Punta Del Diablo abriga uma das mais gostosas praias do país. Punta Del Diablo é o oposto de Punta Del Este. Mais calma e natural, é um dos pontos preferidos de surfistas e pescadores. Para nosso aventureiro, foi o lugar perfeito para acalmar o corpo e o espírito.

Mas o clima calmo é só mesmo em terra firme. As águas do mar da região são revoltas, motivo pelo qual recebeu seu nome. São tantos os barcos que afundaram nessas praias, tantos os marinheiros que deixaram ali suas vidas, que tiveram que instalar um farol em Cabo Polónio, uma entrada de terra isolada que avisa aos navios da periculosidade.

Quer saber mais sobre este projeto de descobertas e aventuras pela América? Confira aqui todos os detalhes da incrível jornada.