Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aventura pelas Américas

Quem nunca pensou em abandonar a rotina de trabalho desgastante e a correria frenética do dia a dia para se jogar no mundo atrás de um sonho? A vontade quase todo mundo tem, mas a coragem é para poucos. Fernando Montoya é um dos poucos. Há 2 anos, o engenheiro químico espanhol, que hoje vive em São Paulo, resolveu encarar um desafio diferente e começou a planejar a melhor forma de realizar o seu maior sonho: percorrer as Américas sobre duas rodas.

A solução encontrada foi dar ao seu sonho um propósito maior. Fernando decidiu que a jornada pelas Américas não seria simplesmente uma aventura. O seu novo projeto de vida ganhara nome e um objetivo certo: descobrir nos lugares mais longínquos do continente algumas iniciativas e projetos socioambientais até então desconhecidos.

Arquivo Pessoal Fernando Montoya

Conciliando sua paixão pela natureza e o prazer de viajar pelo mundo em uma moto, o engenheiro químico encontrou a maneira ideal para colocar em prática o seu grande desejo de contribuir com a preservação do planeta. “Desde estudante tive muito claro que temos a obrigação de deixar um mundo melhor do que aquele que encontramos ao nascer”, conta.

Para ele, o contato com diferentes culturas promete ser uma experiência enriquecedora e de descobertas importantes para novas iniciativas sustentáveis. “Espero que esse projeto sirva para documentar e divulgar o trabalho daqueles homens e mulheres que preferem desenvolver suas comunidades de um modo respeitoso com a natureza”, explica o engenheiro, que já trabalhou em projetos sustentáveis voltados para energia renovável.

O projeto, que recebeu o nome de América em Verde, conta com o apoio e patrocínio da Dinâmica Ambiental e parceiros como o portal de sustentabilidade Pensamento Verde e a Fragmaq, empresa que comercializa equipamentos para reciclagem. Todos os apoiadores têm em comum o interesse em conhecer e divulgar ações inovadoras que contribuam com a preservação do nosso planeta.

Por isso, a partir de hoje, o Blog da Dinâmica trará todas as novidades sobre essa grande aventura pelas Américas.  Os trechos percorridos, experiências vividas, projetos interessantes e – é claro – imagens deslumbrantes para você acompanhar cada detalhe da jornada bem de perto, “na garupa” do nosso aventureiro.

Um pouco mais sobre a viagem

O América em Verde tem como objetivo conhecer diferentes iniciativas sustentáveis ao longo do continente americano. O foco principal é descobrir soluções relacionadas a energias renováveis, assim como projetos socioambientais. “Para que uma comunidade possa se desenvolver, ela precisa de 2 coisas básicas: energia e água. Através deste projeto vamos conhecer de primeira mão como as pequenas comunidades geram e consomem energia”, explica o engenheiro, que pretende percorrer mais 60.000 quilômetros em uma rota pelos quatro cantos da América.

Arquivo pessoal Trajetória América Verde

Além das importantes descobertas, a viagem reserva momentos inesquecíveis para o aventureiro. Belas paisagens, lugares distantes, diferentes culturas e cenários deslumbrantes são alguns dos atrativos que encontrará pelo caminho.

Overlander Fernando e sua inseparável parceira, a moto Gaia

Todas essas novas experiências serão vividas na companhia de sua grande e inseparável parceira, Gaia, a sua moto big-trail.  Além de facilitar a locomoção em lugares de difícil acesso, a companheira promete deixar a aventura ainda mais emocionante. “Às vezes, quando me deparo com um espetáculo grandioso da Mãe Natureza, entro em um estado de alegria interior, parecido ao êxtase. Viajar em moto me permite chegar mais facilmente em lugares assim”, revela Fernando.

A jornada terá início no dia 23 de abril. A partida será pela Serra da Serpente, em Apiaí. Depois, seguirá para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participará da Feira Internacional do Meio Ambiente (FIEMA), que acontece nos dias 22 a 25 de abril.

Todos os detalhes desta incrível viagem de mais 200 dias pelas Américas você poderá acompanhar aqui no Blog da Dinâmica.

Para saber das novidades ou enviar mensagens e perguntas, acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/overlander.com.br
Twitter: https://twitter.com/overlanderbr
Google+: https://plus.google.com/u/0/101512604609361933922
Site: https://www.overlander.com.br