Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aprenda como fazer móveis de paletes usados

www.flickr.com/photos/dunk/6293183684

Embora a madeira seja um material orgânico, que se deteriora em médio prazo, ela não precisa – e nem deve! – ser descartada desta maneira. Ao reutilizá-la, evita-se o corte de outras árvores, minimizando o desmatamento e a produção de novos resíduos.

Uma versátil peça de madeira que pode originar diferentes móveis é o palete: ao invés de dispensá-lo após perder a utilidade tradicional (é usado especialmente em depósitos, armazéns e mercados), é possível reaproveitá-lo após alguns cuidados com a limpeza e tratamento do material.

Antes de ser reutilizado, o palete deve ser limpo, lixado e tratado, podendo receber acabamento final com tinta ou verniz — embora muitas pessoas prefiram sua aparência rústica. O tratamento da peça com anticupins é essencial, pois evita a proliferação de pragas e protege o móvel. Quem deseja pintá-lo deve passar duas ou três demãos de tinta, cobrindo completamente a madeira.

No melhor estilo “faça você mesmo”, o palete é aproveitado para decorar ambientes residenciais ou até mesmo corporativos, em uma combinação de peças de variados tamanhos. É possível criar móveis para a casa toda: camas, sofás, mesas de jantar e de centro, poltronas, prateleiras, estantes e divisórias.

Se quiser um sofá ou poltrona, utilize paletes como estrutura e escolha assentos e almofadas bonitos e confortáveis. Empilhe os paletes e coloque lado a lado, na altura e no comprimento que preferir.

Para ter uma prateleira simples, disponha dois paletes na vertical, juntos à parede, fixando bem para aguentar o peso. Os estrados devem estar na horizontal, para que insira as prateleiras no móvel. Também é possível colocar suportes para bicicletas e dar um uso ainda mais original aos paletes.

Para fazer uma pequena e charmosa mesa de centro, basta um palete. Incremente a criação com o acabamento: além de lixar e tratar com anticupins, pinte da cor que preferir; depois, encomende um tampo de vidro para cobri-la e coloque quatro pés na mesa – pode ser de rodinha ou tradicional, com proteção para não riscar o chão.