Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aprenda o passo a passo da reciclagem com CD

www.flickr.com/photos/bobbigmac/2543572829

Muito popular no início da década de 1990, o compactdisc (popularmente chamado de CD) é considerado um grande avanço na história da comercialização e armazenamento de músicas e dados. Produzido para substituir o LP (long play) e as então fitas cassete, o CD não apenas movimentou a indústria cultural, como também revolucionou a reprodução de conteúdos audiovisuais.

Pouco mais de uma década após seu advento, entretanto, o CD já foi substituído por tecnologias mais baratas e modernas. Com sua presença em decadência no mercado, os discos compactos passaram a ser descartados em grandes quantidades e sem as devidas precauções ambientais. Em função de suas várias camadas, cada qual constituída de um material diferente, um único CD pode levar até 400 anos para se decompor na natureza.

A reciclagem seria, portanto, a solução ideal para este cenário. Infelizmente, o processo de reciclar CDs é muito caro, uma vez que exige a desmagnetização (separação do plástico e do metal), desmonte ou separação dos resíduos, reciclagem do plástico e a reutilização dos demais metais que compõem o dispositivo. Por conta disso, estima-se que menos de 30% dos CDs sejam reciclados, fato que fortalece a necessidade do investimento em processos de reutilização e transformação de sua principal matéria-prima, o policarbonato.

Um segundo agravante para o descarte indevido dos CDs é o risco de contaminação. Os metais que constituem partes do produto podem contaminar o solo, chegando até os lençóis freáticos. Para o descarte, recomenda-se procurar o fabricante do material, que poderá indicar o destino correto para o lixo.

Uma segunda chance

Tendo em vista todos os riscos acima descritos para descarte dos CDs, uma excelente maneira de “desafogar” os CDs que estão em desuso é o reaproveitamento do material em sua totalidade. Seja pela venda ou repasse do CD para uma pessoa interessada no conteúdo do material ou pelo seu reaproveitamento em peças de artesanato, encontrar soluções ecologicamente corretas é essencial para a manutenção do equilíbrio sustentável.