Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aprenda como fazer o reaproveitamento de resíduos sólidos

www.flickr.com/photos/boaventura/5169200899

Cada vez mais, a sociedade procura e precisa de soluções que promovam a preservação ambiental, especialmente no que diz respeito ao reaproveitamento de resíduos. No caso de resíduos sólidos, podemos adotar algumas medidas simples e que contribuem bastante para a construção de uma sociedade mais sustentável e que respeita o meio ambiente.

Reaproveitamento de resíduos sólidos

O principal método de reaproveitamento de resíduos sólidos é a reciclagem. Por isso, é fundamental separar com atenção todo o material e descartar corretamente, de acordo com as lixeiras de reciclagem.

No caso do plástico, o material é moído e diluído até virar uma grande massa, que será aglutinada. Esta massa será, então, enviada para uma máquina de extrusão que molda novos produtos, como mangueiras ou solas de sapato.

Mais popular e igualmente importante, a reciclagem de papéis começa com a separação e processo de picagem dos materiais recolhidos. Em seguida, o papel picado é umedecido em uma vasilha com água e passa por um processador automático que transforma tudo em uma massa semelhante ao papel machê. O papel é, então, prensado e deixado para secar por alguns dias. O papel reciclado pode ser aplicado na fabricação de papel toalha e de impressão, além de lenços de papel e outros produtos.

Vidros e latas de alumínio são outros tipos de resíduos sólidos que podem ser reaproveitados. Em comum, todos apresentam o mesmo objetivo de qualquer processo de reciclagem: o reaproveitamento de materiais e transformação em produtos que irão retornar para a sociedade, reduzindo a necessidade de produção em massa e extração de mais recursos naturais.