Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descarte de latas de tintas: saiba onde descartar latas vencidas ou vazias

Quando termina uma reforma ou obra, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer com as latas de tinta, sejam elas vazias ou com resíduos. Apesar de nem sempre o consumidor encontrar regras claras sobre o descarte, esse material merece uma atenção especial, por comportar um resíduo poluente: a tinta.

As latas geralmente são feitas em aço, um material que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade. Para cada tonelada de aço reciclado é possível poupar 1,5 tonelada de minério de ferro.

O problema é que as latas sempre ficam com um pouco de resíduo no final, por isso, é fundamental seguir as recomendações corretas de descarte, para que o solo e a água não sejam contaminados:

Comece pela limpeza

O ideal é sempre usar a tinta até o fim e nunca lavar a embalagem. Mas, se restar um pouco, o indicado é esperar que a tinta fique bem seca, desta forma, fica mais fácil remover o conteúdo, utilizando uma espátula. Envolva o resto de tinta num jornal e descarte no lixo comum. Outra dica é despejar a tinta em um pouco de areia e aguardar a secagem para depois descartar junto com os resíduos úmidos.

Apure a melhor alternativa

Ao retirar o conteúdo das latas, elas podem ser descartadas no lixo reciclável. Também existe a possibilidade de fazer a devolução da lata para os comerciantes ou fabricantes, já que alguns locais dispõem de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de latas de tinta pós consumo. Aqui você encontra alguns endereços de locais que recebem exclusivamente este resíduo.

Se na obra foram usadas muitas latas, é possível contratar uma caçamba de entulho para efetuar o devido descarte. As empresas especializadas neste tipo de coleta possuem licenças especializadas para manusear e direcionar cada resíduo para o local correto, sem causar nenhum prejuízo ao ambiente. Mas, para isso, é importante sempre buscar empresas idôneas.

Dicas para não sobrar tinta

Ao decidir fazer uma pintura, procure calcular a quantidade exata de tinta que será necessária para cobrir a área escolhida. Desta forma evita-se o desperdício de material e de dinheiro. Alguns sites de fabricantes e revendedores oferecem ferramentas para fazer o cálculo de forma bem simples, como esta calculadora online.

Se mesmo assim sobrar tinta, mantenha a lata bem tampada para não ressecar. Não é recomendável guardar essa tinta que sobrou por muito tempo, por isso, procure alguma outra coisa para pintar ou doe para algum amigo, vizinho ou mesmo para a escola do seu bairro, uma creche ou casa de repouso. Se sobrou tintas de várias cores, não tem problema misturar, desde que elas tenham a mesma base (água ou solvente).