Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descarte e reciclagem de componentes eletrônicos

Reciclagem de material eletrónico (S.Pedro do Sul)

É sempre bom renovar o ambiente de nossa residência ou escritório. Trocamos os quadros, os objetos de decoração, pintamos a parede e substituímos a televisão, computador e rádio por outros aparelhos mais modernos que tenham tecnologia de última geração. E as mudanças são ainda maiores quando encontramos aquela promoção na loja de departamentos. A questão é: Como e onde descartar esses componentes presentes nos aparelhos eletrônicos que não usaremos mais?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que querem ajudar o meio ambiente e apoiam firmemente a reciclagem mais não sabem para onde este material deve ser levado.

A resposta é simples. O ideal é entregá-los a uma empresa especializada no serviço de reciclagem de componentes eletrônicos, como as que são licenciadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Elas eliminam os resíduos que são nocivos à saúde e fazem o reaproveitamento do restante.

Outra opção é entregar o material à própria empresa fabricante, a qual possui ás vezes, a disponibilidade de ir até sua residência para buscá-lo.

Você ainda pode recorrer a e-lixo Maps que é uma ONG brasileira que informa a empresa de reciclagem capacitada mais próxima de sua residência.

Independente de sua escolha, ambos os destinos são extremamente favoráveis ao meio ambiente e ao ser humanos, pois uma vez que os componentes eletrônicos são reutilizados na produção de novos, esses últimos podem apresentar um preço mais amigável.

Em relação ao meio ambiente, o solo não será prejudicado. Infelizmente, algumas pessoas ainda jogam esse material em aterros sanitários ou lixões, que são lugares totalmente impróprios para receber materiais orgânicos e eletrônicos.

Por isso, descartar de forma correta esses materiais é extremamente importante e é uma atitude que garante benefícios bastante significativos ao futuro do planeta. Além disso, como vimos, as opção para reciclar os componentes eletrônicos estão cada vez maiores.

Então, que tal da próxima vez que você for reformar sua casa ou comprar uma nova televisão ou qualquer outro aparelho eletrônico, direcionar o antigo para um dos destinos citados a cima? O meio ambiente e a população agradecem.