Blog - Dinâmica Ambiental

Entenda o que é Metareciclagem e sua relação com lixo eletrônico

Compartilhar :

https://www.istockphoto.com/br/vetor/reciclagem-de-lixo-eletr%C3%B4nico-com-equipamentos-eletr%C3%B4nicos-antigos-gm693971212-128225135

Cada vez mais a preocupação com a sustentabilidade do planeta está presente; com ela, incentiva-se a criação de formas de preservação dos recursos naturais e de reuso de materiais, como a reciclagem.

Dentro deste universo de soluções podemos citar também a metareciclagem como uma das mais efetivas e que vem garantindo transformações que vão muito além do cuidado com o meio ambiente.

Metareciclagem: Lixo eletrônico

A metareciclagem é, na verdade, uma rede organizada que tem como principal objetivo a desconstrução da tecnologia para que ela possa ser reaproveitada e utilizada novamente, com outras funções, em prol das comunidades e da transformação social.

Ela foi criada por um grupo de pessoas que formam o Metá:Fora e que se juntaram com a ONG Agente Cidadão para fazer tudo acontecer. A equipe trabalha reunindo computadores e outros equipamentos eletrônicos que foram descartados. Depois de uma revisão, o grupo passa a utilizar suas peças e tudo o que funcionar para montar novos laboratórios de informática.

Como a metareciclagem funciona e qual sua importância nos dias de hoje

Estes laboratórios, criados a partir do que iria para o lixo, recebem softwares de licença livre e são abertos à comunidade, ensinando não somente a usar a internet e a familiaridade com estes equipamentos, mas também uma nova forma de ver o lixo e o reaproveitamento de materiais.

O mais interessante deste acontecimento todo que recebe o nome de metarreciclagem é que se trata de um movimento que acontece de baixo para cima e que está sempre aberto para receber novas pessoas interessadas no projeto, inclusive empresas, pessoas físicas e organizações não governamentais.

Por este motivo a metareciclagem, mesmo trabalhando com algo tão importante como o reuso de lixo eletrônico, não possui sedes fixas ou endereços formais. Os laboratórios são desenvolvidos de tal forma a se integrarem totalmente aos lugares onde são planejados e passam a fazer parte constante da vida daquelas pessoas.

A rede de metareciclagem de lixo eletrônico é, portanto, uma iniciativa totalmente brasileira e que atende totalmente as necessidades da população que necessita e busca pela inclusão digital e também social que esta experiência é capaz de proporcionar.

Mais consciência com a gestão do lixo eletrônico

Além de toda a diferença que atitudes como a da rede metalinguagem fazem na vida pessoal de todos que vivem nestes lugares, este tipo de projeto também traz à tona questões sérias relacionadas com o descarte e gestão do lixo eletrônico.

Nas grandes cidades, tanto na casa das pessoas quanto nas empresas, o uso da tecnologia e seus equipamentos é algo largamente difundido. Mas quando se tornam obsoletos, os aparelhos são apenas jogados fora, muitas vezes ainda em condições de uso, em locais inapropriados que acabam desperdiçando o seu reaproveitamento e gerando ainda mais poluição.

Por isso, é importante que a sociedade como um todo se conscientize cada vez mais a respeito da gestão do lixo eletrônico, investindo ou somente fazendo parte de redes como a da metareciclagem. Afinal, na grande maioria das vezes, o que é considerado um lixo total para uns pode ser o que faltava para transformar a vida de outros em algo melhor.

Respostas de 13

  1. Projeto Lixotec
    Os resíduos sólidos estão presentes em praticamente todas as atividades dentro da sociedade, sejam elas urbanas, rurais, domiciliares ou industriais.

    A coleta e destinação final ambientalmente adequada de resíduos tecnológicos têm papel fundamental na atual sociedade consumista e com hábitos que tendem ao desperdício. O rápido e constante avanço tecnológico, principalmente no que se refere aos produtos de telefonia móvel e informática, faz com que o volume de resíduos gerados anualmente seja cada vez maior.

    A maior parte dos componentes presentes nesse tipo de resíduos é passível de reciclagem, no entanto, em determinados produtos podem existir substâncias nocivas ao meio ambiente e a saúde humana. Dentro deste contexto, a destinação ambientalmente adequada dos resíduos tecnológicos, com foco na reciclagem, representa importante medida de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

    As atividades do projeto LIXOTEC têm como objetivo a minimização dos impactos ambientais resultantes da destinação inadequada de resíduos tecnológicos, assim como, a reinserção dos seus materiais no ciclo produtivo, reduzindo assim, a pressão por extração de mais recursos naturais, gerando sustentabilidade ambiental e contribuindo com questões sociais e com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

    Recolhemos: eletrônicos, eletrodoméstico e informática.

    Não Recolhemos: lâmpadas,cartuchos, toner , tubos de imagens e plásticos.

    Áreas que a Lixotec atua: Informática, triagem, impressora 3D, eletrônica, artesanato digital e museu da tecnologia.

  2. Boa noite , sou de morada nova Ceará e gostaria muito de contribuir com ações como essas que vocês descrevem, durante o período de faculdade criei um projeto para arrecadar lixo eletrônico, até arrecadados , porém não temos como descartar de forma adequada , como faço para conhecer melhor as ações de vocês ? Meu número whatzap (88) 9.98007751.

  3. Muito interessante. Eu fiz pôs em gestão ambiental e achei o site muito interessante sobre o reaproveitamento do luxo eletrônico. Acho louvável e dou o parabéns pra esse projeto. Nos dias atuais a quantidade de lixo eletrônico e demais.

  4. Quero dispensar alguns computadores. Como eu faço isso na prática?

    Como poderia fazer esses computadores chegarem até a metareciclagem?

    Como posso fazer com que eles ajudem na inclusão digital de outras pessoas?

  5. Parabéns pela iniciativa, espero que vocês possam ajudar a todos com o material que conseguem achar no meio ambiente,fazendo a sua parte social e sustentável.

  6. gostaria de saber se voces vendem peças de notebook, eu compro placa de notebook, carcaça teclado, tela,flats etc. Faço conserto em placas tbem, teria interesse numa parceria ou compra desses produtos.

  7. Excelente artigo e prática. Observo que devemos desenvolver negócios ambientais inovadores para complementar iniciativas como essa. O volume de resíduos gerados no Brasil e no mundo é gigantesco. Temos que ter novos negócios que absorvam esses insumos chamados de lixo ou resíduo. Resíduo pode ser reciclado, lixo, infelizmente é a sobra da sobra. Temos que incentivar a coleta seletiva nas casas dos brasileiros, do contrário, não há como reciclar. A geração per capita de resíduos no Brasil é de 1,08 quilos de resíduos dia por habitante segundo o IBGE. Não há espaço para colocar estes volumes, além de perdermos matéria prima e geração de emprego e renda.

    Iniciativas como da startup http://www.destineja.com.br focada na destinação adequada de resíduos através da internet tem facilitado a vida de muitos geradores. O cliente faz uso gratuito da plataforma web para encontrar empresas que compram os recicláveis e encontrar os melhores preços de destinação para não reciclaveis. Tudo fácil, rápido e seguro através de uma rede de fornecedores licenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *