Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
fibra de banana

Fibra de banana vira plástico e papel

A Índia inovou e encontrou uma alternativa sustentável de reutilizar e reaproveitar o descarte a plantação perdida de bananas!

No mundo todo há projetos sendo desenvolvidos para aprimorar os atos de sustentabilidade na sociedade. Com o meio ambiente pedindo socorro é uma obrigação buscar maneiras de aliviar as consequências do que nós mesmos criamos. Na Índia, um grupo chamado Eco Green Unit, juntamente com outras organizações e universidades indianas, desenvolveu um desses projetos inovadores. Eles usam fibra de banana para criar papel e plástico!

fibra de banana

Esses dois materiais são essenciais para a vida moderna, mas também são um grave problema para o meio ambiente. Para começar, eles não provêm de fontes renováveis na maioria das vezes, mas sim de árvores e petróleo. Além disso, seu descarte incorreto acarreta muitos outros problemas, e até o método popular de produção das duas coisas prejudica e polui o ar, a terra e a água.

Fibra de banana: mais ecológico?

Combine isso com o fato de que a banana é um dos produtos mais comercializados a partir da agricultura. Dessa forma você perceberá de onde veio a ideia primária para a novidade ecológica da qual estamos falando. A fibra da banana provém do caule da mesma, que normalmente é jogado fora das fazendas depois da venda; uma limpeza que, para cada fazendeiro, pode custar milhares.

Vale ressaltar que não foi exatamente da Eco Green Unit que surgiu a ideia, na verdade. A extração de fibra de banana do caule da fruta já era conhecida dos japoneses no século XIII, mas era um processo demorado e muito custoso, que nunca foi visto como viável pela maioria das empresas fora do Japão no futuro.

Então, na década de 2000, o grupo indiano resolveu estudar e aplicar essa “inovação”. Eles criaram um processo mecânico bem simples, que pode ser feito com um equipamento fácil de ser manuseado até por trabalhadores com pouco treinamento. A máquina foi desenvolvida com tecnologia alemã, é de baixa manutenção e consegue produzir cerca de 1 kg de fibra para cada 5 ou 6 caules.

A ordem do processo é, basicamente:

  • Colhem-se os caules de banana
  • Caules são descascados para o recolhimento do revestimento
  • Esses revestimentos são colocados no equipamento
  • A fibra é extraída e coloca para secar sob o sol
  • A fibra está pronta para manuseio

Os itens mais comumente feitos a partir de todo esse processo são os de papelaria, como blocos de anotação, além de artesanato, abajures e mais.

A Índia só tem a ganhar com esse tipo de procedimento. Além de aproveitar as safras perdidas (seja pela razão que for), ainda resolvem parte do problema da poluição na produção de plástico e papel, e no descarte também, já que são versões sustentáveis desses materiais.

A produção indiana de banana é a maior do mundo, respondendo por aproximadamente 18% do total do planeta. Apesar disso, apenas 10% dos fazendeiros por lá transformam os caules em fibra. Por enquanto, a demanda dos produtos eco-friendly produzidos com a fibra é grande nos países ocidentais, mas eles ainda não são vendidos na própria Índia.