Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Gerenciamento e descarte de resíduos líquidos

pt.depositphotos.com/44959709/stock-photo-pouring-motor-oil-or-gasoline.html

Resíduos líquidos são geralmente provenientes de atividades industriais ou domésticas e muitas vezes contêm elementos tóxicos que acabam sendo lançados no meio ambiente. Por isso, é importante conhecer os procedimentos corretos para gerenciamento e descarte destes resíduos, já que eles podem causar danos ao solo, plantas, água e animais.

A própria natureza tem a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nas águas, porém no caso do esgoto, que é um efluente produzido em grande quantidade, é fundamental que o seu tratamento seja realizado em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que reproduz o processo da natureza de forma mais rápida e eficaz.

O gerenciamento correto é muito importante, pois os resíduos líquidos serão devolvidos a natureza e, para que não causem danos ambientais ou à saúde humana, devem ser devidamente tratados a fim de se remover ao máximo suas impurezas.

O descarte de resíduos líquidos na natureza deve obedecer à resolução 20/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que classifica os tipos de efluente e o seu destino mais adequado, chamados de corpos de água.

Segundo a classificação, os efluentes devem ser lançados nos corpos de água quando estiverem tão limpos ou mais quanto o seu destino, que geralmente são os rios. Os corpos de água que fornecem água para abastecimento têm uma classificação especial, por isso eles nunca devem receber efluentes, ainda que tratados.

O tratamento dos resíduos líquidos de origem doméstica normalmente passa por um processo de quatro ou cinco etapas. Basicamente, uma ETE faz a remoção de sujeiras sólidas e visíveis, como garrafas, latas e objetos.

Em seguida são retidas a areia e terra contidas no volume líquido e é feita a sedimentação das partículas em suspensão, que formam um lodo acumulado no fundo do decantador. Esse lodo é encaminhado para outro processo de tratamento para ser usado como adubo ou na geração de energia.

Por fim, as outras duas etapas do processo são para diminuir a carga poluidora do esgoto. Com a ajuda de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica, eles são os responsáveis pela grande redução da carga poluidora do esgoto. Nessa fase, cerca de 90% das impurezas são eliminadas.

A água resultante deste tratamento é imprópria para consumo, mas pode ser reutilizada na limpeza de ruas ou para regar plantas e jardins. O processo de gerenciamento é caro e demorado, mas traz bons resultados quando consideramos as consequências do seu lançamento nos rios se não fosse o tratamento.

O gerenciamento e descarte de resíduos líquidos provenientes das indústrias é um processo mais complexo e, portanto, mais caro. Algumas fábricas e indústrias geram resíduos líquidos químico-tóxicos com elementos como ácidos, cianetos, metais pesados e emulsões oleosas.

Considerando as diferentes atividades industriais e processos de produção realizados por elas, entendemos que existem diversos tipos de efluentes industriais com diferentes composições físicas, químicas e biológicas.

Dessa forma, os níveis de impacto desses resíduos líquidos sobre o meio ambiente também é variante. De um modo geral, as indústrias devem ser mantidas sob um rígido controle de identificação e tratamento adequado de seus efluentes.

A disponibilização de um sistema de gerenciamento, tratamento ou condicionamento dos resíduos industriais que serão depositados na natureza é de responsabilidade da própria indústria.

Quando não realizado corretamente, o descarte de resíduos líquidos afeta a composição do meio ambiente, contaminando o solo e a água, ou seja, ameaçando a própria existência humana.