Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

A importância da gestão do descarte de resíduos líquidos

Veja a baixo alguns exemplos de resíduos líquidos e saiba como descartá-los corretamente.

Depositphotos.com/zffoto Os resíduos líquidos devem ser encaminhados aos pontos específicos de coleta.

Óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um produto utilizado diariamente por muitos brasileiros, mas infelizmente somente uma pequena parcela deles faz o descarte correto deste resíduo líquido.

Muitas pessoas despejam o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário, o que é uma atitude totalmente errônea, pois pode prejudicar o meio ambiente. Entenda o porquê:

O óleo de cozinha, uma vez presente na rede de esgoto pode chegar na rede fluvial. Esse fator impossibilita que a luz solar penetre na água, pois esse líquido cria uma camada na superfície do rio ou mar, e o resultado desse cenário é a morte de peixes e plantas.

Além disso, quando esse resíduo entra em contato com a matéria orgânica, pode entupir a tubulação.

O correto é separar o óleo de cozinha em uma garrafa pet, por exemplo, e levá-lo a um posto de coleta para que ele seja reciclado posteriormente.

Óleo lubrificante

O óleo lubrificante é um resíduo líquido nocivo á saúde e que pode prejudicar o meio ambiente se descartado de forma incorreta.

Segundo a lei do CONAMA N°362/05 o setor produtivo do resíduo deve se responsabilizar em recolher, coletar e destinar esse resíduo para o refino.

Tintas

Esse tipo de resíduo líquido possui corante e produtos químicos, por isso é importantíssimo que o descarte seja feito da forma correta, caso contrário poderá contaminar o solo, rio e mar.

Mas o que deve ser feito então? O resto de tinta seca e as latas devem ser entregues a uma ATT (Área de transbordo e triagem) autorizada da prefeitura da cidade.

Como visto, é muito importante que descartemos corretamente os resíduos líquidos, pois só assim impediremos que o meio ambiente seja prejudicado.

Neste outro post você poderá entender como funcionar o gerenciamento e descarte de resíduos líquidos.